Campanha de Prevenção ao Coronavírus Governo de Rondônia
Campanha de Prevenção ao Coronavírus Governo de Rondônia

 

O cérebro humano se adapta facilmente às mudanças de iluminação para preservar a aparência das cores. Muito útil no cotidiano, esse recurso natural pode ser manipulado para criar uma ilusão de ótica que faz imagens em preto e branco parecerem coloridas, mesmo não apresentando cor alguma.

Isso foi demonstrado de forma divertida pelo biólogo Andrew Steele em seu canal no YouTube. Utilizando essa função para “enganar” o cérebro, ele fez com que a visão adicionasse cores a duas paisagens que, na verdade, estavam em escala de cinza.

Oliveira Atacarejo
Campanha de Prevenção ao Coronavírus Governo de Rondônia

Em seguida, pediu aos espectadores que fixassem a visão num ponto negro ao centro da imagem. Depois de alguns segundos, a paisagem laranja e roxa é substituída para a sua versão em preto e branco. O espectador, porém, continua a enxergá-la colorida, com o céu azul e as árvores verdes.

ilusao-de-otica-2.gif

Adaptação cromática

Essa função cerebral se chama adaptação cromática, e permite que a mesma cor seja reconhecida nos mais variados ambientes. Graças a ela, uma folha branca mantém sua aparência mesmo sob a luz alaranjada de uma lâmpada incandescente, por exemplo.

Se, nessas circunstâncias, a superfície do papel for comparada a um círculo cromático, ficará evidente que ela está laranja. Ainda assim, os olhos continuam a enxergá-la como branca, pois se adaptaram à iluminação.

“Essa parte do nosso sistema visual tem um propósito genuinamente útil, distinguindo as deliciosas frutinhas vermelhas das mortais frutinhas azuis, a despeito das mudanças na iluminação ao longo do dia”, explica Steele.

“Ela basicamente subtrai a cor da luz da cor do objeto em questão, fazendo com que você enxergue a sua cor verdadeira, mas nós podemos manipulá-lo de forma a fazê-lo ver cores onde não existe nenhuma”, completa.

O vídeo na íntegra pode ser assistido a seguir.

Fonte: PetaPixel

Comentários

Central Cell Celulares - 3451-4560
ALE-RO