Governo de Rondônia
Governo de Rondônia

O Ministério Público de Rondônia (MP-RO) entrou com uma ação civil pública contra o Governo de Rondônia e a Prefeitura de Cacoal (RO), pedindo a regularização e manutenção dos serviços de hemodiálise. A informação foi confirmada na sexta-feira (29).

O MP se refere a situação de Cacoal e região como “desastrosa que aflige os portadores de doença renal crônica”, já que a assistência a esses pacientes não é prestada de forma resolutiva, pois a empresa que presta o serviço suspende ou interrompe frequentemente os atendimentos, alegando “falta de pagamento, falta de medicamentos entre outras causas”.

A Promotoria de Justiça de Saúde em Cacoal diz que o estado e município devem prestar toda assistência necessária aos pacientes portadores de Doença Renal Crônica (DRC), com providências emergenciais e adiante soluções duradouras.

Oliveira Atacarejo

Acrescenta ainda que a situação atual vulnera ou pode vulnerar gravemente o direito à saúde e à vida de pacientes doentes.

O G1 entrou em contato com o Governo de Rondônia e Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) e, até a última atualização desta reportagem, não obteve resposta, justificando a falta de pagamento e medicamentos alegados pela empresa prestadora de serviço.

Na tarde deste sábado, a prefeitura de Cacoal informou que fez várias reuniões com pacientes, vereadores e a empresa responsável.

“Sempre trabalhamos para que não fosse interrompido o centro de hemodiálise em Cacoal, haja vista que os repasses com essa empresa estão em dia, e inclusive adiantamos valores ainda não vencidos para contribuir com a normalização da situação financeira da empresa. Vários pacientes de outras cidades fazem tratamento em Cacoal, mesmo assim somos o único município que contribui com o pagamento da empresa terceirizada. Estamos em contato frequente com o Governo do Estado e deputados, para que juntos possamos chegar o mais rápido possível a uma solução definitiva para regularizar serviços de diálise dando mais qualidade de vida aos pacientes”, diz o prefeito Adailton Fúria, em nota.

Entenda como é feita a hemodiálise

Quando os rins perdem a capacidade de filtrar o sangue, o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, uréia e creatinina no organismo fica prejudicado. Em casos de insuficiência renal grave, a hemodiálise pode ser a alternativa para recuperar esse equilíbrio. O procedimento faz o trabalho que o rim doente não pode fazer, através de uma máquina, que retira o sangue do paciente para purificá-lo e devolvê-lo ao organismo depois de filtrado.Infográfico mostra o passo a passo de uma hemodiálise — Foto: Divulgação

Infográfico mostra o passo a passo de uma hemodiálise — Foto: Divulgação

Fonte: G1

Comentários

Central Cell Celulares - 3451-4560