A Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO), aprovou nesta terça-feira (16), o projeto de lei que garante aumento de 14,95% para os técnicos e analistas da educação, da rede estadual. O projeto agora vai para sanção do governador Marcos Rocha. O PL foi encaminhado pelo executivo estadual.
Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia (Sintero), Léo Simão, a aprovação do PL, é uma demanda antiga da categoria.
“Nossa luta era buscar a valorização dos nossos técnicos e analistas, que são os nossos merendeiros, vigilantes, inspetores, técnicos administrativos, entre outros e graças a Deus nós conseguimos isso através do diálogo”, disse Léo.
Na prática, esses servidores da educação terão o aumento de 14,95%, mas os salários não serão equiparados aos dos professores, por uma questão de carreira.
O próximo passo para que o aumento entre em vigor é o envio do projeto de lei ao governador Marcos Rocha, para sanção.
Ainda de acordo com o texto da lei, os profissionais que foram contemplados com o aumento terão os valores pagos a partir do dia 1º de maio, ou seja, o retroativo dos dias que já foram trabalhados.
Salários dos professores
No início desta semana, o governador Marcos Rocha, também anunciou aumento no salário dos professores estaduais. O reajuste se equipara ao Piso Nacional do Magistério, que é de R$ 4.420,55.
A medida foi anunciada através de decreto publicado no Diário Oficial na última segunda-feira (15).
Segundo o governo, o aumento passa a contar a partir de janeiro, com pagamento retroativo aos professores.