Governo de Rondônia - Institucional
Governo de Rondônia - Doação de Sangue
quinta-feira, abril 25, 2024
Prefeitura de Pimenta Bueno

Polícia Militar retira grupo de invasores de propriedade rural em RO

A Polícia Militar de Rondônia, na manhã desta quinta-feira, 01, ao atender uma denúncia de esbulho possessório em uma propriedade rural que faz divisa com a Floresta Nacional Bom Futuro, cerca de 60 km do município de Alto Paraíso, retirou, sem o uso da força, um grupo de invasores de terra e apreendeu uma arma de fogo. A ação realizada teve o objetivo de desarticular e desestimular a grilagem de terras em domínios privados e estatais naquela região.

A ação mobilizou profissionais de segurança pública do 7º Batalhão da Polícia Militar – 7º BPM, do Batalhão de Polícia Ambiental – BPA e do Núcleo de Operações Aéreas – NOA, que ao chegarem ao local indicado encontraram os invasores; cinco homens e uma mulher, e sete barracos em construção com madeiras nativas e cobertos por lonas/palhas. Eles tentaram dificultar a identificação, apenas se apresentaram por apelidos.

A aeronave do NOA realizou um sobrevoo nas imediações da invasão e identificou que adentrando a Floresta Nacional Bom Futuro havia uma grande área desmatada contendo incontáveis barracos. Há indícios que a parte invadida da propriedade particular serve como ponto de apoio para a invasão que está ocorrendo na área da Floresta. Em varredura nos barracos foram encontrados: uma arma de fogo tipo espingarda, calibre 24 contendo cinco munições intactas, dois motosserras, três aparelhos celulares, uma motocicleta Honda CG Titan e um galão de combustível (gasolina e óleo queimado).

A equipe policial do BPA também identificou crimes ambientais, pois o local invadido refere-se a um plano de manejo feito pelo proprietário daquele imóvel rural e que possivelmente os barracos construídos tenham sido feitos utilizando-se das madeiras derrubadas desta área. Nenhum dos envolvidos assumiu ser dono da arma e dos motosserras, somente dos celulares. A moto não havia restrição e estava com imposto atrasado desde o ano de 2019. Diante dos fatos, todos os envolvidos e o material apreendido foram apresentados à delegacia de Ariquemes.

Texto: P-5 do 7º BPM / cabo PM Dos Anjos
Fonte e fotos: Boletim de Ocorrência

Mais Lidas

Mais Notícias

spot_img

Últimas Notícias