O FOLHA DO SUL ON LINE acaba de apurar que a Câmara de Vereadores de Vilhena ainda não conseguiu recuperar os quase R$ 80 mil que foram desviados, através de “ataques hackers”, das contas da Casa na agência da Caixa Econômica Federal na cidade.
Ao perceber a primeira investida, quando cerca de R$ 9 mil “sumiram” da conta bancária, a Câmara registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil e acionou a Polícia Federal. Computadores foram periciados e a Caixa foi procurada para evitar novos ataques. Na sequência, outras duas quantias em dinheiro foram retiradas na conta. Todos os ataques aconteceram no ano passado.
Para tentar reaver o dinheiro, a Câmara criou uma comissão que investigou o caso. A apuração revelou que não houve participação de servidores da Casa no crime, e que falhas no sistema de segurança do próprio banco teriam facilitado a invasão virtual.
Ainda não foi revelado como os “piratas virtuais” conseguiram acessar os computadores do Legislativo vilhenense e se apossarem das senhas que permitiram consumar as transações financeiras. Para colocar a mão no dinheiro, os hackers teriam emitido boletos em nome de empresas criadas por eles mesmos e usado os recursos para Câmara para quitá-los.
A Câmara pretende enviar o relatório da investigação feita para a prefeitura, apontando a falha da Caixa, para que o município entre com ação na justiça contra a instituição financeira federal, cobrando indenização. A Casa também acompanha as investigações da Polícia Civil e da PF, que ainda não avançaram.
Fonte: Folha do Sul