Na manhã desta quinta-feira (29), a Polícia Federal em conjunto com a Receita Federal deflagrou a Operação Bolware, com o objetivo de combater um crime de estelionato que vinha sendo praticado contra a Receita Federal do Brasil. O esquema consistia na modificação dos códigos de barras dos boletos de pagamentos dos Documentos de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).
Durante a operação, foram realizadas buscas nas residências dos suspeitos em Porto Velho, além da sede da empresa que recebia os recursos fraudulentos. As investigações policiais, juntamente com a análise realizada pelo órgão fiscal, constataram o esquema criminoso de alteração dos códigos de barras dos boletos. Quando os boletos eram pagos, o débito correspondente a outra pessoa jurídica era quitado, e o valor era direcionado para a conta dos estelionatários.
Estima-se que o esquema desviou pelo menos R$ 700 mil dos cofres públicos, podendo esse valor ser ainda maior conforme a análise dos materiais apreendidos durante a operação. Os indivíduos envolvidos no esquema responderão pelos crimes de estelionato majorado e falsidade ideológica.
O nome dado à operação, Bolware, faz referência ao golpe que modifica os boletos no dispositivo utilizado para realizar o pagamento. Dessa forma, o valor deixa de ser destinado ao emissor legítimo do documento e é direcionado para a conta dos criminosos, causando prejuízos significativos aos cofres públicos.