Uma reintegração de posse realizada na zona rural de Rio Pardo, distrito de Porto Velho, provocou uma tensão entre órgãos de fiscalização e moradores da região, nas proximidades da reserva Jacy-Paraná.
Segundo apurou a Rede Amazônica, guarnições da Polícia Militar (PM) estiveram em uma propriedade para cumprirem uma ordem de reintegração expedida pela Justiça, na última quinta-feira (6).
Na ocasião, os policiais retiraram pessoas que estavam ocupando a área e inutilizaram casas e outros imóveis construídos na área, como galpão e cercas.
Muitos dos moradores que estavam na área começaram a divulgar em redes sociais que a destruição dos bens havia sido feita pelo Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio). No entanto essa área reintegrada não é de responsabilidade do instituto, que naquela região é responsável apenas pela Flona Bom Futuro.
Com a fake news propagada em redes sociais, alguns populares se uniram e ameaçaram invadir a Base do ICMBio na Flona Bom Futuro.
Diante da ameaça e risco aos servidores do ICMBio, o Batalhão de Choque da PM foi enviado até a Base da Flona Bom Futuro para manter a segurança e também evitar qualquer conflito na região.
Reintegração de posse em Rio Pardo aconteceu após ordem judicial — Foto: Reprodução/Rede Amazônica
Fonte: g1-RO