Governo de Rondônia - Institucional
Governo de Rondônia - Doação de Sangue
sábado, abril 27, 2024
Prefeitura de Pimenta Bueno

Do sobrepeso ao triatlon: quem é o PM que mudou o estilo de vida e se tornou competidor mundial

Quem vê hoje o Policial Militar e triatleta Maicon Romano subindo em pódios, provavelmente não imagina que há cerca de três anos ele estava fora de forma e com mais de 15 quilos acima do seu peso ideal.

A mudança no estilo de vida começou (e foi necessária) ainda durante a pandemia da Covid, decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2020.

Agora, prestes a competir pela primeira vez em um Mundial de Triathlon, o rondoniense Maicon Romano, aos 34 anos, contou que sempre teve uma vida saudável, mas o isolamento social havia lhe afastado das atividades físicas.

– Muitos anos atrás fui atleta de natação, sempre gostei de esporte, de competir, seja judô, handebol, basquete, tudo naquela brincadeira e desafio próprio. Mas veio a pandemia, aí só comendo e ganhando peso, cheguei aos 83 quilos, acima do meu ideal, e decidi voltar a nadar. Naquele momento voltei apenas com natação, que era o meu forte – explica.

Segundo Romano, foi por meio do conselho de um amigo que ele decidiu experimentar a modalidade esportiva composta por natação, ciclismo e corrida.

– Quando a gente conversava, ele dizia que eu deveria ir para o triatlo porque eu era nadador. Então comecei a nadar ao menos duas vezes por semana. E como eu sou militar, sempre corria cerca de cinco quilômetros [como parte das atividades da corporação]. Agora bicicleta eu não sabia NADA. Mas como eu tinha uma bike em casa, decidi treinar ela também – relembra.

Maicon Romano tinha quase 90 quilos e agora pesa 66 — Foto: Reprodução

Maicon Romano tinha quase 90 quilos e agora pesa 66 — Foto: Reprodução

A partir daí, o rondoniense começou a treinar por conta própria as três modalidades, até que ele conheceu o treinador Adriano Noguez e passou a fazer treinos planejados.

– E mesmo com assessoria do treinador, naquele começo eu não pensava em ser triatleta, a questão era minha saúde, emagrecer e ter uma vida mais ativa. Só que eu levo a sério as coisas, e o meu lado competidor falou mais alto. Aí comecei evoluir, perder peso rápido, cai e estou hoje com 66 kg, e então fui investindo em ser triatleta – contou.

Oito meses após iniciar os treinos, em Porto Velho, Romano decidiu se inscrever para uma primeira prova de triatlo, em Santos (SP). Foi o ‘gatilho’ que faltava para se tornar competidor oficial. Em 2022 ele foi campeão do Circuito Triathlon Brasil Sprint em Florianópolis, alavancando assim sua pontuação na Confederação Brasileira, que mais tarde convocou o atleta para o mundial 2023.

Competição mundial

Atleta de Rondônia, Maicon Romano já está na Alemanha para competir — Foto: Reprodução/Facebook

Atleta de Rondônia, Maicon Romano já está na Alemanha para competir — Foto: Reprodução/Facebook

A partir desta quinta-feira, 13, Maicon Romano vai participar do Campeonato Mundial Multisport de Triathlon em Hamburgo, na Alemanha.

A competição vai reunir triatletas de diversos países, como México e Estados Unidos, e ele vai competir na categoria 30 a 34 anos, juntamente com outros 85 triatletas.

– A ficha ainda não caiu, porque tudo isso aconteceu em menos de um ano. Deu uma ansiedade na véspera da viagem, mas vamos confiante. Eu treinei, venho treinando desde janeiro, me entreguei, me doei e agora na Alemanha é se divertir, pois acredito que o pior já passou, que foi essa correria de conseguir tudo para estar lá – conta.

Romano saiu de Porto Velho e viajou para Hamburgo no último domingo, 9. Em entrevista ao ge, ele contou um pouco de como foram esses meses de treino e preparação para encarar o mundial.

– Com o calor de Porto Velho, os horários de treinos precisam ser sempre pensados. Meus treinos são sempre de manhã cedinho, como corrida e bicicleta, às vezes dois seguidos. Aí pra tarde deixo a natação, musculação e outros treinos de mobilidade – afirma.

Maicon Romano corre em competição — Foto: Reprodução

Maicon Romano corre em competição — Foto: Reprodução

Maicon Romano, triatleta rondoniense — Foto: Arquivo Pessoal

Maicon Romano, triatleta rondoniense — Foto: Arquivo Pessoal

Por Jônatas Boni, ge Rondônia

Mais Lidas

Mais Notícias

spot_img

Últimas Notícias