O prefeito de Ji-Paraná (RO), afastado do cargo nesta quinta-feira (13) por ordem judicial, se pronunciou sobre a operação da Polícia Civil que investiga supostas fraudes de R$ 17 milhões em licitações feitas para a compra de lâmpadas LED.
Em um vídeo divulgado no Instagram, Isaú Fonseca negou ter feito a licitação, atribuindo a responsabilidade a um consórcio intermunicipal.
“Em respeito a população de Ji-Paraná, não poderia deixar de prestar alguns esclarecimentos. Pela manhã fomos surpreendidos com a busca e apreensão na minha casa e na prefeitura. O por que disso? As aquisições das lâmpadas de LED para o nosso município. Eu quero deixar bem claro que essa licitação não foi feita pelo nosso município, não foi feita pela prefeitura e sim pelo Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia (Cimcero)”, declarou.
O prefeito disse que a cidade de Ji-Paraná tá vivendo um momento ímpar no desenvolvimento, de esperança e de crescimento.
“A nossa preocupação é que isso pare, que isso cesse. A esperança do povo não pode acabar, o trabalho não pode parar e que esse movimento de desenvolvimento ele tem que estar na mente do nosso povo e no coração de toda a nossa gente”, afirma.
Investigação
Segundo a Polícia Civil, as investigações apontaram a existência de um grupo criminoso que teria desviado pelo menos R$ 17 milhões dos cofres públicos, por meio de fraudes em licitações para compras de luminárias LED.
A investigação conduzida pela 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO2) aponta que chefe do executivo seria o líder do esquema envolvendo fraudes em licitações e desvio de recursos públicos.
Além do prefeito de Ji-Paraná, outros três agentes públicos do município foram afastados do cargo. Durante esta quinta-feira foram apreendidos documentos na sede da prefeitura de Ji-Paraná, dispositivos eletrônicos e outras provas que serão submetidas à análise pericial para fortalecer as evidências contra os suspeito.
Isaú Fonseca foi informado sobre o afastamento do cargo quando estava treinando na academia. Um vídeo no qual o g1 teve acesso mostra o chefe do executivo conversando com policiais na frente da academia. Isaú aparece vestindo uma camiseta, um shorts camuflado e usando um tênis de corrida.
Fonte: g1-RO