Governo de Rondônia - Institucional
Governo de Rondônia - Doação de Sangue
Governo de Rondônia - Institucional
domingo, maio 26, 2024
Prefeitura de Pimenta Bueno

Unir oferta 52 vagas de mestrado e doutorado

O Programa de Pós-graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf) da Universidade Federal de Rondônia (Unir), campus de Porto Velho, abriu inscrições para os cursos de mestrado e doutorado profissional. São ofertadas 37 vagas para mestrado e 15 para doutorado, destinadas a professores e profissionais da educação básica. As inscrições vão até dia 12 de agosto e devem ser realizadas pelo Sistema Sigaa/Unir, neste link.

Devido ao convênio firmado com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Porto Velho com o objetivo de ofertar formação para professores e profissionais da rede pública de ensino, parte das vagas, tanto para o mestrado como para o doutorado, são destinadas a profissionais da educação básica pública, sendo a maioria para profissionais vinculados à Semed. Mas há também vagas para ampla concorrência e algumas reservadas para candidatos declarados indígenas e/ou negros.

Podem participar da seleção de mestrado os candidatos que possuam diploma de graduação reconhecido pelo MEC em qualquer área do conhecimento. Já para o doutorado é necessário diploma de nível superior e diploma de curso de mestrado em cursos reconhecidos pelo MEC, de acordo com os requisitos presentes nos respectivos editais de seleção.

Tanto para o mestrado como para o doutorado as etapas de seleção são análise do projeto de pesquisa, entrevista e análise do currículo lattes. Também é exigida comprovação de proficiência em língua estrangeira.

O resultado final está previsto para ser publicado em 16 de outubro, e as aulas devem começar em novembro de 2023. Todas as informações referentes ao processo seletivo serão disponibilizadas em https://mepe.unir.br/homepage.

Sobre o programa

O mestrado e o doutorado em Educação Escolar visam formar professores-pesquisadores para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas a partir de conhecimentos acerca das relações de ensino e aprendizagem vivenciadas nas escolas de Educação Básica, em contextos tecnológicos e em diferentes espaços educativos no estado de Rondônia e Região Amazônica Ocidental. Também pretende desenvolver pesquisas sobre história e memória da educação e sobre as políticas educacionais na Amazônia.

Sua principal finalidade é contribuir para o aprofundamento de novos olhares sobre os currículos, práticas pedagógicas e a formação docente para a Educação Básica, analisando as tendências teóricas da Educação na perspectiva crítica e da interculturalidade em contextos escolares – urbano, campo/rural, ribeirinho e floresta, bem como promover diálogos temáticos relacionados às diferenças na promoção da transformação das práticas pedagógicas.

Mestrado Profissional em Educação Escolar

Inscrições: até 12/08/2023, via Sistema Sigaa/Unir (neste link)

Vagas: 37 (destinadas a professores e profissionais da educação)

Acesse aqui o edital de Mestrado Profissional

 Doutorado Profissional em Educação Escolar

Inscrições: até 12/08/2023, via Sistema Sigaa/Unir (neste link)

Vagas: 15 (destinadas a professores e profissionais da educação)

Acesse aqui o edital de Doutorado Profissional

Fonte: Assessoria

Mais Lidas

Mais Notícias

spot_img

Últimas Notícias