Até o momento, 22 pessoas já foram presas, durante a Operação Zagaia, deflagrada para cumprir 65 medidas cautelares, no combate ao crime organizado, no condomínio Orgulho do Madeira, na zona leste de Porto Velho.
O trabalho é realizado pela Delegacia de Combate ao Crime Organizado – DRACO 1, com o apoio do Núcleo de Operações Aéreas (NOA), força tática do 1ª BPM, 5ª BPM e 9ª BPM.
Duas armas de fogo, sendo um simulacro, também foram apreendidas, durante a ação, que teve como objetivo cumprir 65 medidas cautelares, entre mandados de prisão, busca e apreensão e medidas constritivas de patrimônio relacionado ao crime organizado.
A ação é resultado da investigação materializada no Inquérito Policial nº 07/2022-DRACO, sobre organização criminosa violenta com atuação no Estado de Rondônia e, em especial naquele condomínio.
A investigação confirmou a existência de uma organização criminosa, assim como a existência de inúmeros cargos e atribuições de tarefas entre os faccionados, voltados, principalmente, para o tráfico de drogas e ações violentas contra rivais e, bem como para garantir o controle de pontos de venda de droga.
A investigação identificou a existência de aliciamento de crianças, realizado pela organização criminosa, tanto que no ano de 2022, a facção foi fomentadora de uma festa do Dia das Crianças, realizada no Orgulho do Madeira, contando com a presença de mais de 50 crianças.
Fonte: Rondoniagora