Depois de quase duas horas, a energia foi reestabelecida em pontos do estado. Em Porto Velho, alguns bairros tiveram o sistema elétrico normalizado. Tenta-se apurar com a Energisa, quais cidades já estão com a situação controlada.
Foram aproximadamente 1h45 de interrupção no fornecimento de energia. Toda a cidade foi afetada com o apagão nacional, que começou por volta das 7h30, no horário local.
Em alguns trechos de Porto Velho, com os semáforos sem funcionamento, as ruas tiveram o trânsito congestionado.
Além disso, outras cidades do estado também foram afetadas, como Ji-Paraná, Machadinho do Oeste, Cacoal, Jaru, entre outras.
Apesar do caos no trafego, a rede pública estadual de saúde seguiu normal. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou ao RONDONIAGORA que todas as unidade estavam funcionando com gerador, instrumento que garante o fornecimento de energia sempre que houver falha na corrente elétrica.
O que causou o apagão?
De acordo com a Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), estados da Regiões Sudeste, Norte e Nordeste foram afetados. Em nota, a instituição explicou as causas do apagão:
“Uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados.
A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31 (horário de Brasília), da interligação Norte / Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.”
A Enegisa, empresa responsável pela distribuição de energia em Rondônia, informou também que o problema foi no Sistema Interligado Nacional (SIN), que afeta não afeta só o estado, mas também outras regiões do país.
Fonte: Rondoniagora