Governo de Rondônia - Institucional
Governo de Rondônia - Doação de Sangue
quinta-feira, abril 25, 2024
Prefeitura de Pimenta Bueno

Abelhas estão sendo dizimadas pelo uso incorreto de inseticidas nas plantações de café em Rondônia

Apicultores da região da Zona da Mata estão calculando os prejuízos que vêm tendo com mortandade de abelhas que vêm ocorrendo pelo uso de inseticida de forma irregular nas plantações de café. Um vídeo que vem circulando na redes socias mostra milhares de abelhas mortas no chão de uma propriedade da região.

Veja o Vídeo:

De acordo com o apicultor Thiago Nunes que tem uma propriedade em Rolim de Moura, e que teve o seu apiário totalmente destruído, as causas da morte das abelhas tem relação ao uso do inseticida que esta sendo usado nas plantações de café da região, “este é o segundo ano que tive prejuízo, estamos na florada do café, e os produtores estão aplicado esse inseticida nas plantações, centenas de colmeias desapareceram nos últimos anos, posso dizer que já chega a mais de um milhão de abelhas mortas só na nossa região”, alerta o apicultor.

Mais de um milhão de abelhas mortas só na nossa região da Zona da Mata de Rondônia

Outros apicultores  já se acostumaram a remover montanhas de insetos mortos nesta área onde, embora ainda não consigam mencionar o tamanho do prejuízo, os apicultores estão assuntados com a velocidade do extermino das abelhas na região, e também eles não tem certeza se vau possível recuperar as colmeias, perdidas.

O perigo dos inseticidas

Vários inseticidas são altamente tóxico para as abelhas. Seu uso nos cultivos de café acaba atraindo os insetos, de acordo com pesquisadores a ameaça de alguns produtos químicos, principalmente de forma descontrolada, é muito alta para as abelhas.

Apicultores estão assuntados com a velocidade do extermino das abelhas em Rondônia

Na maioria das vezes os produtores utilizam inseticidas que não são registrados como os que são usados em culturas temporárias, anuais, de soja, milho e café. São produtos mais fortes, que deixam resíduo nas plantações, a abelha tem por hábito, circular até três quilômetros distante da sua colmeia, então o risco é muito alto quando se tem uso indiscriminado de inseticidas.

Importância das abelhas

São elas que contribuem para a polinização de algumas variedades de plantas que precisam de polinização. Cultivares diferentes de uma mesma espécie muitas vezes não conseguem produzir o próprio fruto e demandam de polinização.

As abelhas são o grupo mais organizado que existe no mundo. Há uma organização hierárquica dentro do exame, com operárias, zangões e rainhas, com suas funções muito bem distribuídas. Tem operárias que vão à campo coletar pólen, as que só cuidam das larvas, as que fazem limpeza do enxame. Além de agregar para diversas lavouras, contribui com uma série de funções nutricionais e terapêuticas, como a própria produção do mel, própolis e geleia real.

Por Rondorural

Mais Lidas

Mais Notícias

spot_img

Últimas Notícias