Governo de Rondônia - Institucional
Governo de Rondônia - Doação de Sangue
Governo de Rondônia - Institucional
domingo, maio 26, 2024
Prefeitura de Pimenta Bueno

Onda de calor extremo: Mais de 10 cidades rondonienses devem registrar 39°C nesta semana

A onda de calor prevista pelos institutos de meteorologia para esta semana deve elevar as temperaturas em Rondônia com termômetros próximos dos 40°C. Dados do Sistema de Proteção Amazônia (Sipam) apontam que diversas cidades rondonienses devem registrar 39°C já nesta quinta-feira (21).

Apesar de se abster de divulgar informações sobre a onda de calor, o Sipam divulgou que as temperaturas nesta semana estão com potenciais altos.

Os termômetros devem marcar máximas de 39°C nas cidades de Ji-Paraná, Governador Jorge Teixeira, Jaru, Mirante da Serra, Nova União, Ouro Preto do oeste, Presidente Médici, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá e Vale do Paraíso.

Os dados do Sipam apontam também que a capital, Porto Velho, deve registrar 35°C na quinta-feira.

Segundo a Climatempo, alguns dias desta onda de calor poderá ser comparada à mesma que o Brasil viveu na primavera de 2020.

O que é essa onda de calor?

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a onda de calor é promovida pelas condições de tempo predominantemente seco, com aumento da insolação, e favorecida pela subsidência atmosférica, que é quando a pressão atmosférica entre os níveis médios e a superfície aumenta, inibindo o desenvolvimento de nebulosidade, aumentando, também, a temperatura da massa de ar.

Com essa situação, a configuração de um bloqueio atmosférico relacionado a este padrão de subsidência com o escoamento dos ventos em níveis superiores da atmosfera garante a persistência da onda de calor.

Fonte: Rondoniagora

Mais Lidas

Mais Notícias

spot_img

Últimas Notícias