Governo de Rondônia - Institucional
domingo, julho 14, 2024
Prefeitura de Pimenta Bueno

Seca histórica em Rondônia causa desligamento de uma das maiores linhas de transmissão de energia elétrica do Brasil

Uma das maiores linhas de transmissão de energia elétrica do Brasil, que liga as regiões Norte e Sudeste, foi desligada nesta quarta-feira (4), em Rondônia, devido à seca histórica do rio Madeira. A informação foi confirmada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A linha de transmissão é conhecida como Linhão do Madeira e liga as hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau à subestação de Araraquara (SP).

De acordo com o ONS, o desligamento da linha tem como objetivo priorizar o abastecimento nos estados do Acre e de Rondônia. Isso porque a hidrelétrica de Santo Antônio, uma das maiores do Brasil, foi desligada essa semana por causa do seca do rio Madeira.

Segundo a Santo Antônio, a vazão de água que passa pela calha do rio para gerar energia está baixa por conta da seca histórica do rio Madeira, o que pode comprometer o funcionamento das turbinas. A hidrelétrica funciona em sistema de fio d’água, ou seja, mantém um reservatório pequeno e depende da vazão do rio para funcionar.

Com o desligamento da hidrelétrica de Santo Antônio, permaneceu em funcionamento a de Jirau, também instalada no rio Madeira. Na terça-feira (4), a Jirau Energia informou à Rede Amazônica que seguia operando normalmente (ONS).

“As turbinas da Usina Hidrelétrica Jirau foram projetadas para operar com uma queda líquida entre 10 e 20 m, e não visualizamos necessidade de paralisar a operação, considerando que a queda atual é 12,20 m”, informou em nota.

Segundo o ONS, o desligamento da linha de transmissão que leva a energia de Jirau e Santo Antônio para o restante do país foi necessário para priorizar o abastecimento em Rondônia e Acre, já que apenas uma das hidrelétricas está em funcionamento. O ONS aponta que a retomada da operação do sistema é avaliada constantemente.

“Diante da impossibilidade de manter as unidades geradoras do setor de 230kV da UHE Santo Antônio em operação, bem como a maioria das unidades geradoras do setor de 500kV, os sistemas do Complexo do Madeira foram desligados”, confirmou o ONS.

Não há previsão de quando as operações da hidrelétrica de Santo Antônio serão retomadas.

“A bacia do rio Madeira encontra-se em uma condição hidrometeorológica bastante desfavorável. A UHE Santo Antônio foi paralisada devido ao fato de os níveis da usina estarem abaixo do nível mínimo necessário”, informou o ONS.

O que é o Linhão do Madeira?

Classificada como uma das maiores linhas de transmissão do Brasil, o Linhão do Madeira atravessa o Brasil de Norte a Sudeste. São mais de 2,3 mil quilômetros de extensão.

São aproximadamente 5 mil torres, que atravessam mais de 80 municípios. O investimento total do empreendimento foi previsto em R$ 3,2 bilhões.

A corrente de transmissão começou a operar em 2013 e liga as duas hidrelétricas instaladas no rio Madeira (de Santo Antônio e Jirau), em Rondônia, à região sudeste do país, mais especificamente na subestação de Araraquara 2 (SP).

Seca histórica

Nas últimas semanas, a seca que atingiu o rio Madeira se tornou histórica. A Defesa Civil informou que registrou o nível de 1,43 metro. Depois disso, uma reunião foi realizada na “Sala de Crise”, entre integrantes de órgãos que monitoram as bacias do rios na Amazônia.

Atualmente Porto Velho está em estado de alerta. Caso o rio baixe para 1,22 metro, o município passa para estado de emergência.

Desde agosto, o nível do rio baixou rapidamente. Em menos de uma semana, entre o fim de agosto e início de setembro, o nível do Madeira recuou mais de um metro. Na época, a Defesa Civil já previa uma seca histórica.

Por Jaíne Quele Cruz, g1 RO

Mais Lidas

Mais Notícias

spot_img

Últimas Notícias