Governo de Rondônia - Institucional
Governo de Rondônia - Doação de Sangue
terça-feira, abril 23, 2024
Prefeitura de Pimenta Bueno

GARIMPO: Operação da Polícia Federal destrói dragas em Rondônia; veja vídeo

Nesta segunda-feira (09), o Rondoniaovivo acompanhou uma operação da Polícia Federal no Belmont, em Porto Velho (RO).

A PF destruiu dezenas de balsas que eram utilizadas em atividades de mineração ilegal no Rio Madeira. A destruição é necessária para inviabilizar que o material volte a ser utilizado pelo garimpo.

O garimpo ilegal é extremamente prejudicial ao meio ambiente. A ação das dragas, bicos de jato e retroescavadeiras causa assoreamento dos rios, desmatamento, erosão do solo e destruição de habitats naturais. Mamíferos e répteis fogem ou são mortos, peixes morrem intoxicados, insetos e microrganismos são dizimados.

Apesar disso, alguns ribeirinhos disseram que a destruição das balsas prejudicaram a vida cotidiana da comunidade, que depende da pesca e das águas do rio. No vídeo, produzido pelo Rondoniaovivo em parceria com a TV Caboquinho, é possível ver os destroços e rastros causados pela destruição dos equipamentos ilegais.

Há um ano, em outubro de 2022, a PF explodiu 121 embarcações do mesmo tipo, entre Rondônia e o Amazonas, em uma ação que durou três dias. A ofensiva foi uma resposta a atuação de organizações criminosas, que lucram com prejuízos ambientais como a mineração ilegal, disse a PF à época.

Fonte: Rondoniaovivo

Mais Lidas

Mais Notícias

spot_img

Últimas Notícias