Governo que Faz  -  Governo de Rondônia
Governo de Rondônia
Governo que Faz  -  Governo de Rondônia
sábado, dezembro 2, 2023
Prefeitura de Pimenta Bueno

VÍDEO: Mais de 140 dragas de garimpo ilegal foram destruídas pela PF e Ibama no rio Madeira

Uma operação conjunta da Polícia Federal (PF) e do Ibama, realiza entre a segunda (9) e terça-feira (10), destruiu 144 dragas utilizadas para o garimpo ilegal de outo no leito do rio Madeira, em Porto Velho.

Agentes da PF de oito estados participaram da ação, além de servidores do Ibama. Uma aeronave tática da PF também foi utilizada como apoio.

Vídeos feitos durante a ação mostram as dragas incendiadas e o rio Madeira seco. Bancos de areia aparecem em muitos pontos.

Balsas de garimpo ilegal são destruídas no rio Madeira — Foto: PF/Divulgação

Balsas de garimpo ilegal são destruídas no rio Madeira — Foto: PF/Divulgação

De acordo com a corporação, a operação tem o objetivo de coibir o garimpo ilegal, assim como resguardar o meio ambiente e a saúde da população, já que o mercúrio utilizado no garimpo é tóxico e pode causar danos irreversíveis.

Ainda conforme informações da PF, cada balsa de garimpo emite cerca de quatro toneladas de poluentes na queima de 1 mil litros de combustíveis por semana. Com relação ao mercúrio, a contaminação é de meio litro, por semana, despejado na natureza.

Um estudo feito pela perícia da PF, apontou que ribeirinhos e populações tradicionais que consomem água e peixe do rio Madeira estão contaminados. Os níveis analisados são três vezes superiores ao limite indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Fonte: g1-RO

Mais Lidas

Mais Notícias

spot_img

Últimas Notícias