Governo de Rondônia - Institucional
Governo de Rondônia - Doação de Sangue
Governo de Rondônia - Institucional
quinta-feira, maio 23, 2024
Prefeitura de Pimenta Bueno

Unir reserva vagas para pessoas trans, quilombolas e do campo e anuncia outras mudanças; entenda

A Universidade Federal de Rondônia (Unir) incluiu novas populações na sua política de ações afirmativas: pessoas trans, quilombolas e do campo. A nova política foi votada no último mês e também resultou na ampliação das vagas reservadas para indígenas e pessoas com deficiência.

Segundo anúncio feito pela Unir, a partir de 2024 os acessos aos seus cursos serão distribuídos da seguinte maneira:

  • no mínimo 50% das vagas preenchidas por meio da lei de cotas,
  • 10% preenchidas por meio de ações afirmativas próprias com com até 40% das vagas destinadas à ampla concorrência.

No processo seletivo de 2024 teve acontecer a transição entre a política atual e a nova e haverá a utilização exclusiva das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Já em 2025, as vagas garantidas por meio de ações afirmativas terão um processo seletivo específico. Uma possibilidade é a aplicação de uma prova de redação em conformidade ao curso escolhido e o grupo social especificado.

Outra mudança adotada pela Unir é a bonificação regional: candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas de Rondônia terão suas notas acrescidas em 18%.

A nova política também determina que haja comissões de heteroidentificação para verificação dos candidatos que optarem pelas cotas ou ações afirmativas, sendo que cada uma delas representantes externos desses públicos.

Por g1 RO

Mais Lidas

Mais Notícias

spot_img

Últimas Notícias