Governo de Rondônia - Institucional
sábado, julho 13, 2024
Prefeitura de Pimenta Bueno

Unir acata recomendação e deve estabelecer medidas contra trotes acadêmicos violentos

A Universidade Federal de Rondônia (Unir) decidiu acatar a recomendação do Ministério Público Federal (MPF) e vai estabelecer medidas contra a prática de trotes estudantis de caráter violento, humilhante, vexatório ou constrangedor.

Uma das ações é a criação de um setor para recebimento de denúncias para trotes acadêmicos, que será instalado em cada campus da universidade. A pró-reitoria de assuntos estudantis também estuda a viabilidade do “trote solidário”.

Segundo a Unir, a universidade também conta com um “comitê de combate aos diversos tipos de assédios”, que pode acolher aqueles estudantes que se sentirem ameaçados ou assediados por outros alunos.

Medidas a serem colocadas em prática:

  • Um setor específicos para recebimento de denúncias que dizem respeito a trotes será criado em cada campus da universidade;
  • Uma conscientização para novos estudantes, durante o período de acolhimento, sobre as medidas que poderão ser tomadas caso algum episódio de trote violento aconteça;
  • Vão ser encaminhados pedidos para que sejam editados regramentos normativos próprios, com por exemplo resoluções e portarias, sobre os encaminhamentos das denúncias relacionadas a trotes.

Acolhimento, orientação e informação sobre trotes:

Acadêmicos que sofrerem algum tipo de violência podem entrar em contato com Ouvidoria Institucional, através do WhatsApp: (69) 2182-2050, ou pelo e-mail: ouvidoria@unir.br.

As denúncias podem ser feitas para o número da própria universidade através do WhatsApp: (69) 2182-2016; ou pelo e-mail: sou@unir.br

A Plataforma Integrada da Ouvidoria e Acesso à Informação da Controladoria-Geral da União, a FalaBr, também pode ser acionada através do site ou presencialmente, com agendamento prévio.

Fonte: g1 RO

Mais Lidas

Mais Notícias

spot_img

Últimas Notícias