Governo de Rondônia - Institucional
Governo de Rondônia - Doação de Sangue
Governo de Rondônia - Institucional
quinta-feira, maio 23, 2024
Prefeitura de Pimenta Bueno

Tchau Seca!? – Inverno Amazônico começa com chuvas abaixo da média em RO

Tchau, período de seca! O inverno amazônico está retornando gradualmente à região Norte do Brasil após uma longa temporada de estiagem. No entanto, em Rondônia a previsão de chuvas estão abaixo da média esperada para o período, de acordo com dados do Serviço Geológico do Brasil (SGB).

Segundo com o órgão, a estação chuvosa já começou mas segue acompanhada de precipitações em níveis inferiores à média climatológica esperada para a época do ano.

De acordo com informações do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), neste fim de semana uma frente fria está chegando ao Centro-Oeste do país, causando instabilidade no sul da Amazônia, incluindo Rondônia.

Desde o final do mês passado, as previsões têm apontado a possibilidade de temporais em todo o estado. Na última quarta-feira, a Defesa Civil emitiu alertas amarelo para ventos fortes e chuvas intensas no estado.

Chuva no verão?

Para a maior parte do território brasileiro começa o verão, mas em Rondônia, a estação ganha um nome diferente e é conhecida como ‘Inverno Amazônico’. Segundo especialistas, uma das características dessa estação é o aumento das chuvas e do declínio de temperatura.

Durante esse período, o rio Madeira, em Porto Velho, costuma ter um aumento no nível das águas e entra em processo de ‘enchente’, que começa a partir da metade do mês de outubro, de acordo com o Serviço Geológico do Brasil.

Inverno amazônico é marcado por aumento das chuvas e declínio de temperatura — Foto: Jônatas Boni/G1

Inverno amazônico é marcado por aumento das chuvas e declínio de temperatura — Foto: Jônatas Boni/G1

Previsão do tempo

Conforme previsões do Sipam, no próximo sábado (4) o clima na região deve variar de parcialmente nublado a nublado, com ocorrência de pancadas isoladas de chuva e trovoadas durante a tarde e à noite. Há possibilidade de temporais em todas as cidades de Rondônia, incluindo Porto Velho.

As instabilidades de temperatura ainda persistem no domingo, mas o sol se fará mais presente em comparação ao dia anterior. A previsão aponta um céu parcialmente nublado a nublado com pancadas isoladas de chuva e trovoadas à tarde em todas as regiões de Rondônia.

Já na segunda-feira, a previsão é um dia ensolarado e quente em todas as regiões, mas com possibilidade de pancadas de chuva e risco de temporais em algumas áreas, segundo o Sistema de Proteção da Amazônia.

Fonte: g1 RO, por Emily Costa

Mais Lidas

Mais Notícias

spot_img

Últimas Notícias