Governo de Rondônia - Institucional
Governo de Rondônia - Doação de Sangue
Governo de Rondônia - Institucional
domingo, maio 26, 2024
Prefeitura de Pimenta Bueno

VÍDEO: cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores

Uma cobra cascavel de mais de um metro de comprimento foi encontrada tentando atravessar uma rua do bairro Moysés de Freitas, em Vilhena (RO), no início desta semana (veja no vídeo acima). A serpente estava perto de várias casas.

O incidente levou os moradores a acionarem imediatamente o Corpo de Bombeiros, mas o aparecimento da cobra deixou os moradores surpresos com a proximidade do animal, conhecido por sua picada venenosa.

Os bombeiros conseguiram capturar a serpente e encaminhá-la para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).

Segundo o biólogo Rafael Fonseca, não é comum que cascavéis apareçam na área urbana, principalmente em Vilhena.

“Elas não são fáceis de se encontrar, digamos assim, principalmente dentro da cidade. Geralmente temos relatos sempre em áreas de cerrado”, diz Rafael, da Sema.

A cobra resgatada vai ficar por enquanto em um período de ‘quarentena’ nas instalações da Secretaria de Meio Ambiente em Vilhena, sob a supervisão do biólogo. A previsão é que o réptil seja reintegrado à natureza na próxima semana.

Clique aqui e Assista ao Vídeo!

O que a picada de cascavel pode causar?

O veneno da cascavel é extremamente perigoso, segundo os biólogos e podem causar uma variedade de efeitos adversos no corpo humano, como:

  1. Dano tecidual:
    O veneno da cascavel contém enzimas que podem causar danos aos tecidos locais ao redor da área da picada. Isso pode resultar em inchaço, dor intensa e, em casos mais graves, necrose dos tecidos.
  2. Sistema circulatório:
    O veneno pode levar a distúrbios hemorrágicos. Isso pode resultar em sangramento excessivo e problemas relacionados à coagulação.
  3. Sistema nervoso:
    Algumas cascavéis produzem venenos que afetam o sistema nervoso, causando sintomas como tontura, fraqueza, confusão e, até mesmo, a paralisia.
  4. Insuficiência renal:
    Em casos graves, a picada de cascavel pode levar à insuficiência renal aguda. Isso ocorre devido aos efeitos tóxicos do veneno nos rins.
  5. Reações alérgicas:
    Algumas pessoas podem desenvolver reações alérgicas ao veneno de cascavel, aumentando a gravidade dos sintomas.
  6. Choque anafilático:
    Embora raro, em casos extremos, a picada de cascavel pode desencadear uma reação alérgica grave conhecida como choque anafilático, que é uma emergência médica.
  7. Complicações sistêmicas:
    O veneno pode afetar vários sistemas do corpo, levando a complicações sistêmicas, incluindo problemas respiratórios, alterações na pressão arterial e falência de órgãos.

Por Lieberson Pimentel, g1 e Rede Amazônica

Mais Lidas

Mais Notícias

spot_img

Últimas Notícias