Governo de Rondônia - Doação de Sangue
Governo de Rondônia - Institucional
sábado, março 2, 2024
Prefeitura de Pimenta Bueno

Em meio à chuva, voluntários levam três dias para resgatar filhotes de cachorros de bueiro em RO

Tudo começou com o barulho bem baixinho de “choro” de filhotes, até que moradores de Cacoal (RO) descobriram uma ninhada de cães dentro de um bueiro da cidade. Foi então que os voluntários do abrigo “Vira-Lata, Vira Amor” iniciaram uma operação de três dias, em meio ao tempo chuvoso, para resgatar os animais.

“Às vezes a gente captura a mãe e tenta atrair os filhotes ou o contrário. Só que nesse caso a gente não conseguia capturar ninguém, ambos ariscos”, conta Marília Santos, representante do grupo.

Filhotes de cachorro dentro de bueiro em Cacoal, Rondônia — Foto: Reprodução

Filhotes de cachorro dentro de bueiro em Cacoal, Rondônia — Foto: Reprodução

Os filhotes foram gerados por uma cadela de rua, extremamente arisca e arredia. A teoria dos voluntários é que ela pariu dentro do bueiro para proteger os filhotes. E funcionou, em partes, até que começou o período chuvoso.

“Começou a chover em Cacoal e aí a gente começou a mobilizar toda uma operação para tentar pegar os cachorros, foram três dias de resgate, a gente pegando eles ‘parcelado’”, relembra Marília.

“Foi uma situação de desespero, a gente escutava eles chorarem e aquela água toda indo ali e eu falei: ‘gente eles vão morrer aqui’”, comenta Priscila Bravin, uma das voluntárias.

O resgate contou com o apoio do Corpo de Bombeiros e diversas estratégias para tentar atrair os filhotes que, assim como a mãe, são muito arredios. Segundo Priscila, no terceiro dia faltava apenas um dos filhotes e ela já estava perdendo a esperança, quando finalmente ele foi resgatado.

“Encostar nela foi uma sensação de alívio, sabe? De dever cumprido, no momento que eu achava que não ia conseguir mais, depois de três dias tentando, conseguir tirar o último não tem como não chorar”, relembra.

Último filhote resgatado de bueiro em Cacoal, Rondônia — Foto: Reprodução

Último filhote resgatado de bueiro em Cacoal, Rondônia — Foto: Reprodução

“Felizmente a gente conseguiu resgatar todos, estavam bem saudáveis porque a mãe tava amamentando. O perigo maior era a chuva, porque se caísse uma quantidade maior eles iam morrer afogados”, comentou Marília.

Segundo Marília, os filhotes foram encaminhados para o veterinário, depois para um lar temporário e, em breve, devem ficar disponíveis para a adoção. Agora, a missão dos voluntários é resgatar a mãe arisca.

Fonte: g1 RO

Mais Lidas

Mais Notícias

spot_img

Últimas Notícias