Governo de Rondônia - Doação de Sangue
Governo de Rondônia - Institucional
sábado, março 2, 2024
Prefeitura de Pimenta Bueno

Mapa de Rondônia pode ser modificado com revisão de limites entre municípios

Uma correção de limites entre dois municípios de Rondônia pode alterar, nos próximos meses, o mapa do estado. A revisão da base cartográfica de Seringueiras (RO) e São Miguel do Guaporé (RO) já está sendo conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O pedido para a correção de limites foi protocolado pela prefeitura de Seringueiras, alegando que o atual mapa usado, com base na lei de criação do município, está equivocado.

Segundo o IBGE, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio da Coordenadoria de Geociências (Cogeo), emitiu um parecer técnico com base nas informações cartográficas fornecidas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e Exército.

A análise do Cogeo também identificou um equívoco na delimitação dos rios Jucuparí Juruparí, que servem como divisa entre os dois municípios em questão. A correção proposta abrange uma área aproximada de 670 km², com 430 km² dedicados à preservação ambiental, abrigando ainda quase 900 moradores.

Pela atual legislação, a administração de território é de responsabilidade do poder executivo, com a responsabilidade pelo delineamento dos limites entre municípios atribuída ao Governo do estado. Além disso, cabe ao IBGE homologar e divulgar a malha territorial estabelecida por municípios e estados, seguindo a Constituição.

Em uma reunião realizada nesta semana, com o superintendente Luiz Cleyton Holanda Lobato, do IBGE, foi apresentado como ficaria o novo mapa com a correção dos limites de Seringueiras e São Miguel (veja abaixo).

O que é revisão cartográfica?

É um processo de avaliação e atualização das informações relacionadas às fronteiras geográficas entre diferentes áreas, seja entre municípios, estados ou até países. O procedimento é realizado com o objetivo de garantir a precisão e a exatidão das representações cartográficas desses limites em mapas e documentos oficiais.

Segundo o IBGE, durante uma revisão cartográfica de limites, são utilizados dados geoespaciais, informações topográficas e elementos cartográficos para verificar se as delimitações geográficas refletem com precisão a realidade do terreno.

Em caso de discrepâncias, imprecisões ou mudanças nas características do ambiente geográfico, são realizadas correções e atualizações nos mapas e documentos.

As revisões cartográficas também são importantes para evitar conflitos territoriais, além de garantir a administração adequada do espaço geográfico e proporcionar informações confiáveis para planejamento, gestão territorial e tomada de decisões do poder executivo municipal.

Ou seja, manter os limites constantemente precisos e atualizados assegura que o mapa da cidade esteja permanentemente em dia. Essa prática evita possíveis inconvenientes, como imprecisões na contagem da população, e possibilita uma resposta mais ágil às necessidades da comunidade.

Sem a atualização cartográfica os municípios podem até perder recursos federais.

Reunião do IBGE debate sobre mudança de limites entre Seringueiras e São Miguel — Foto: Reprodução

Reunião do IBGE debate sobre mudança de limites entre Seringueiras e São Miguel — Foto: Reprodução

Taxa populacional

A população da cidade de São Miguel do Guaporé chegou a 21.635 pessoas no Censo de 2022, o que representa uma queda de -0,88% em comparação com o Censo de 2010, sendo hoje o 16° mais populoso do estado.

A cidade em São Miguel do Guaporé tem uma densidade demográfica de 2,9 habitantes por km² e uma média de 2,73 moradores por residência.

Já a população da cidade de Seringueiras chegou a 11.171 pessoas. Atualmente, o município é o 29° mais populoso de Rondônia. A pesquisa do IBGE também aponta que a cidade em Seringueiras tem uma densidade demográfica de 2,96 habitantes por km² e uma média de 2,82 moradores por residência.

Fonte: Por g1 RO

Mais Lidas

Mais Notícias

spot_img

Últimas Notícias