Governo de Rondônia - Doação de Sangue
Governo de Rondônia - Institucional
segunda-feira, fevereiro 26, 2024
Prefeitura de Pimenta Bueno

Por que Rondônia é o único estado que não oferta vagas no Sisu?

As inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 começam nesta segunda-feira (22), mas quem deseja cursar uma graduação gratuita em Rondônia, deve ficar atento, pois as instituições federais do estado optaram por não participar do programa.

📌 O Sisu seleciona estudantes para cursos de nível superior em instituições públicas de todo o país através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Segundo o Ministério da Educação (MEC), a adesão ao Sisu não é obrigatória, cabendo as instituições decidirem se participam ou não. A Universidade ou o Instituto Federal também podem decidir sobre a oferta de cursos e o número de vagas que serão ofertadas.

O que dizem as instituições?

De acordo com informações do site da Universidade Federal de Rondônia (Unir), a instituição não adere a esse formato de seleção para o preenchimento de vagas em nenhum curso de graduação da instituição.

Universidade Federal de Rondônia, Unir — Foto: Jaíne Quele Cruz/g1

Universidade Federal de Rondônia, Unir — Foto: Jaíne Quele Cruz/g1

A Unir possui um sistema próprio para seleção de novos alunos através das notas do Enem, que possibilita diversas oportunidades para estudantes rondonienses cursarem o ensino superior, principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica e de escolas públicas.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) participou do Sisu até a edição de 2021. No entanto, atualmente o Instituto também realiza o próprio processo seletivo para cursos técnicos de nível médio e superior.

Campus do Instituto Federal de Rondônia em Vilhena — Foto: Divulgação/Ifro

Campus do Instituto Federal de Rondônia em Vilhena — Foto: Divulgação/Ifro

Segundo o IFRO, a não adesão ao Sisu ocorre devido as diferenças entre o cronograma do Sisu e o calendário acadêmico do instituto. As chamadas para matrícula no programa acontecem após o início das aulas nos Campi, o que pode prejudicar os alunos ingressantes dessa modalidade.

Inscrições abertas para o Sisu

Mesmo nenhuma instituição oferecendo vagas para o estado, os estudantes de Rondônia podem participar da seleção do Sisu para ingressar em institutos e universidades de outros estados.

A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente pela internet na página oficial do programa, até a próxima quinta-feira (25).

Pela primeira vez, o Sistema de Seleção Unificada terá uma edição única. Com isso, a seleção de candidatos para o segundo semestre letivo de 2024 vai acontecer nas mesmas datas da seleção para o primeiro semestre.

O Sisu é destinado a todos os estudantes que tenham feito o Enem do ano anterior, contanto que não tenham zerado a nota da redação. A partir de 2021, o programa também passou a disponibilizar vagas para cursos à distância.

Por g1 RO

Mais Lidas

Mais Notícias

spot_img

Últimas Notícias