Governo de Rondônia - Institucional
segunda-feira, julho 15, 2024
Prefeitura de Pimenta Bueno

Valor médio do IPVA em Rondônia cresceu mais de 80% em 2024

O valor médio do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) cresceu mais de 80% em 2024, segundo dados repassados pela Secretaria Estadual de Finanças (Sefin) ao RONDONIAGORA.

De acordo com a Sefin, em 2023 o valor do IPVA que era cobrado em média chegava a R$ 885,40. Neste ano, o valor médio deste tributo quase dobrou e chegou a R$ 1.640,46.

O aumento do IPVA em 2023 chega na contramão do pacote de reduções de taxas definidas pelo Governo do Estado para este ano.

No ano passado, um projeto de lei de autoria do executivo estadual, que previa reduções e cortes de taxas do Detran, foi aprovado na Assembleia Legislativa. A proposta foi sancionada pelo governador Marcos Rocha.

Entre as taxas extintas, estavam as relacionadas a licenciamento anual, permanência ou diária, liberação, vistoria e de serviço de guincho – quando realizado pelo Detran na remoção de veículo roubado ou furtado.

Também houve redução de taxas relacionadas a vistoria, emissão de documentos, primeira habilitação, renovação ou segunda via de documentos, entre outros.

Calendário de descontos do IPVA

Como parte da rotina de todos os anos, o governo lançou o calendário do IPVA 2024. A medida é mais uma que busca minimizar os impactos no bolso do consumidor.

Dentre as opções, os contribuintes terão descontos que variam de 5% a 10%, dependendo da data em que realizarem o pagamento do imposto.

No caso de contribuintes que tiveram veículos com o número final da placa em 1, 2 ou 3 e realizarem o pagamento até a próxima quarta-feira (31), o desconto a ser aplicado é de 10%.

Confira o calendário completo:

Governo de Rondônia divulga calendário de pagamento do IPVA para 2024

Além disso, neste ano, o governo isentou de pagar o IPVA motoristas de aplicativo ou outros trabalhadores que exerçam serviço remunerado de transporte de passageiros.

Fonte: Rondoniagora

Mais Lidas

Mais Notícias

spot_img

Últimas Notícias