Governo de Rondônia - Doação de Sangue
Governo de Rondônia - Institucional
sexta-feira, março 1, 2024
Prefeitura de Pimenta Bueno

Bombas de gás são lançadas por policiais durante carnaval em PVH; PM diz que equipes foram atacadas por foliões

Uma ação da Polícia Militar (PM), após desfile de um dos blocos de carnaval de Porto Velho, causou repercussão nas redes sociais. Isso porque foliões alegam que bombas de gás foram disparadas próximo ao Mercado Cultural, onde acontecia um evento, o que causou correria e mal estar nas pessoas presentes no local. A PM diz que revidou porque equipes foram atacadas.

“Jogaram uma [bomba] atrás de mim, pensei que fosse morrer. Minhas vias aéreas entupiram, fiquei sem respirar, meu olho ardeu muito, depois fiquei querendo vomitar”, comenta um dos foliões que estava próximo ao local.

Por conta da ação, a Ouvidoria-Geral Externa da Defensoria Pública de Rondônia enviou um ofício ao plantão criminal do Ministério Público de Rondônia (MP-RO) e ao Núcleo de Direitos Humanos e da Coletividade da própria DPE-RO.

“A PM iniciou uma abordagem desproporcional ao disparar contra a população, que em sua grande maioria estava confraternizando de maneira pacífica, de forma generalizada, bombas de gás de pimenta”, consta no ofício.

De acordo com o documento e relato de foliões, pelo menos seis bombas foram disparadas nas proximidades do Mercado Cultural. A ação teria durado cerca de 30 minutos.

“Ocasionou muita correria, pessoas passando mal, crianças que no tumulto perderam seus pais”, relembra uma das pessoas que estavam no local.

O que diz a PM?

Segundo a Polícia Militar, as equipes foram “confrontadas” e atacadas com pedras e garrafas quando pediram que os foliões liberassem a Avenida Presidente Dutra. De acordo com a corporação, um policial ficou ferido e precisou ser levado ao hospital.

Pedra supostamente arremessada contra policiais em Porto Velho — Foto: PM/Divulgação

Pedra supostamente arremessada contra policiais em Porto Velho — Foto: PM/Divulgação

Em nota, a PM diz que adotou “procedimentos necessários para restabelecer a ordem e assegurar a segurança pública”.

“A Polícia Militar de Rondônia mantém seu compromisso com a segurança da sociedade e reitera o respeito pelos direitos civis e reforça que eventuais excessos são apurados, garantindo transparência e responsabilização, se necessário”, apontou a corporação.

Clique Aqui para assistir o Vídeo.

Fonte: g1-RO

Mais Lidas

Mais Notícias

spot_img

Últimas Notícias