Governo de Rondônia - Doação de Sangue
Governo de Rondônia - Institucional
domingo, março 3, 2024
Prefeitura de Pimenta Bueno

Operação encontra carvoaria clandestina em pleno funcionamento dentro de reserva ambiental, em RO

Uma carvoaria clandestina foi encontrada, em pleno funcionamento, dentro da Reserva Extrativista (Resex) Ouro Preto em Guajará-Mirim (RO), município que faz fronteira com a Bolívia. O flagrante foi feito durante uma ação da Polícia Federal, em colaboração com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Segundo divulgado pela PF nesta segunda-feira (12), a opera Operação Jacaúna foi realizada nos dias 9 e 10 de fevereiro visando combater crimes ambientais, em especial o desmatamento ilegal na Resex.

Na sexta-feira (9), a equipe, composta por nove policiais federais e quatro servidores do ICMBio, descobriu uma carvoaria clandestina em pleno funcionamento e um acampamento utilizado como ponto de apoio para atividades ilegais de desmatamento e beneficiamento de madeira.

As estruturas foram demolidas, e os responsáveis enfrentarão acusações por danos à Unidade de Conservação, bem como por corte ou transformação de madeira de lei em carvão, crimes passíveis de penas que atingem até 7 anos de reclusão.

Já no sábado (10) foram efetuadas novas ações fiscalizatórias na Resex Rio Ouro Preto e arredores, com o intuito de controlar a entrada de pessoas na reserva, permitida apenas para moradores extrativistas e pessoas autorizadas pelo órgão ambiental.

Durante a operação, dois indivíduos foram flagrados transportando aproximadamente 150 sacos de carvão ilegal em um caminhão. A dupla foi detida e vai responder judicialmente por crime de transporte de carvão ilegal, sujeitos a pena de até um ano de detenção e multa. O material ilícito e o veículo foram apreendidos.

Dupla estava transportando sacos de carvão — Foto: Reprodução/PF

Dupla estava transportando sacos de carvão — Foto: Reprodução/PF

Segundo a PF de Guajará-Mirim, a carvoaria associada não possuía autorização válida para a exploração da atividade.

Carvoaria foi demolida após operação — Foto: Reprodução/PF

Carvoaria foi demolida após operação — Foto: Reprodução/PF

Fonte: g1-RO

Mais Lidas

Mais Notícias

spot_img

Últimas Notícias