Governo de Rondônia - Institucional
Governo de Rondônia - Doação de Sangue
terça-feira, abril 23, 2024
Prefeitura de Pimenta Bueno

Todos os municípios do Cone Sul de RO estão em surto de dengue, aponta boletim

O último boletim epidemiológico divulgado pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa) revela que cerca de 40 municípios do estado enfrentam um surto de dengue, enquanto outras 10 cidades estão em estado de alerta para a doença.

Até o dia 26 de janeiro de 2024, foram confirmados 276 casos de dengue, além de 1 caso de Chikungunya e 1 de Zika Vírus.

As cidades em alerta incluem Alto Paraíso, Buritis, Costa Marques, Governador Jorge Teixeira, Machadinho d’Oeste, Nova União, Porto Velho, Teixeirópolis e Urupá.

Apesar do aumento de casos neste ano, houve uma redução em comparação ao mesmo período de 2023, quando foram registrados 2875 casos e sete mortes causadas pela doença em Rondônia, conforme relatado pela Agevisa.

Os municípios em surto de dengue são diversos, tais como Alta Floresta d’Oeste, Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Rolim de Moura, incluindo os sete municípios do Cone Sul do Estado:  Cabixi, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado, Corumbiara, Pimenteiras e Vilhena.

O Levantamento Rápido de Índices para o Aedes Aegypti (LIRAa/LIA) aponta que os principais criadouros do mosquito no estado são caixas d’água, recipientes plásticos, pneus, latas e depósitos naturais. Portanto, é crucial evitar o acúmulo de água em recipientes e manter os ambientes limpos tanto dentro quanto fora de casa, especialmente durante o período de chuvas, para prevenir a proliferação do mosquito transmissor da doença.

Os sintomas da dengue incluem febre alta, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo e articulações, bem como dor nos olhos. A população é aconselhada a procurar uma unidade de saúde se apresentar esses sintomas.

A Agevisa também ressalta a importância de comunicar qualquer caso grave ou óbito relacionado à doença à coordenação estadual em até 24 horas, para facilitar o monitoramento e análise epidemiológica e vetorial.

Somente em janeiro foram registrados 276 casos confirmados de dengue / Foto: Divulgação

Fonte: Extra de Rondônia

Mais Lidas

Mais Notícias

spot_img

Últimas Notícias