Pescadores de Porto Velho que usam a pesca como principal método de subsistência irão receber a parcela única do Auxílio Extraordinário-Pescador de R$ 2.640.
A capital de Rondônia foi inserida como área em Situação de Emergência, por sofrer, desde 2023, com uma estiagem severa, que atinge diversos rios do estado, inclusive o rio Madeira, em Porto Velho.
A inclusão de Porto Velho no status de ‘emergência’ aconteceu no dia 21 de fevereiro deste ano e foi publicada no Diário Oficial da União, na Portaria nº 597. Essa inclusão só foi possível porque, ainda em 2023, quando a capital enfrentava a pior seca da história, a prefeitura decretou estado de emergência, o que possibilitou que Porto Velho fosse incluída no auxílio.
Segundo a administração municipal, para ter acesso ao benefício, os pescadores devem estar cadastrados no Seguro Pescador. Além disso, explicou que a Caixa Econômica Federal é a responsável pelo pagamento, mas cabe ao INSS a “concessão e as informações quanto ao direito ao benefício”.
Por g1 RO