Governo de Rondônia - Institucional
Governo de Rondônia - Doação de Sangue
sábado, abril 27, 2024
Prefeitura de Pimenta Bueno

ESTIAGEM EM RONDÔNIA: Oito cidades obtêm reconhecimento federal de situação de emergência

Na quinta-feira (14), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em oito cidades de Rondônia afetadas pela estiagem. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Estão na lista os municípios de Alta Floresta D’Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Campo Novo de Rondônia, Cerejeiras, Espigão D’Oeste, Ji-Paraná, Parecis e Vilhena. Com a medida, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para executar ações de assistência humanitária, como compra de cestas básicas, água potável e aluguel de caminhões-pipa.

Como solicitar recursos

A solicitação de recursos pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Além de socorro e assistência às vítimas, os repasses também podem ser usados no restabelecimento de serviços essenciais e na reconstrução de infraestrutura ou moradias destruídas ou danificadas por desastres.

Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no Diário Oficial da União com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo.

Fonte: https://www.rondoniaovivo.com/noticia/geral/2024/03/16/estiagem-em-rondonia-oito-cidades-obtem-reconhecimento-federal-de-situacao-de-emergencia.html

Mais Lidas

Mais Notícias

spot_img

Últimas Notícias