Governo de Rondônia - Institucional
Governo de Rondônia - Doação de Sangue
quarta-feira, junho 19, 2024
Prefeitura de Pimenta Bueno

Federação Brasil Esperança e PSB selam aliança para a prefeitura de Porto Velho

A Federação Brasil Esperança, formada pelos Partido dos Trabalhadores – PT, Partido Comunista da Brasil – PC do B e Partido Verde – PV,  que tem Fátima Cleide como pré-candidata, aprovou nesta segunda-feira (13) uma resolução que defende disputar as eleições deste ano a prefeitura de Porto Velho irmanado com o PSB.

O documento foi aprovado após uma reunião dos partidos da Federação com o pré-candidato a prefeito, Vinícius Miguel (PSB). O texto afirma que “as eleições municipais de 2024 demarcam um momento estratégico para a construção de uma sólida aliança popular e democrática que promova a proteção dos direitos e liberdades fundamentais de todos os cidadãos portovelhenses”.

Além disso, o documento prevê ampliar alianças com outros partidos. ”Promover a Unidade Política e Construir Aliança Estratégicae fortalecer os laços de cooperação entre os diferentes partidos políticos do campo popular democrático citados, convidando as organizações da sociedade civil e setores que compartilham o compromisso com a defesa da democracia e do Estado de Direito”.

A partir de agora, a missão será atrair para a aliança os pré-candidatos progressistas Euma Tourinho (MDB), Célio Lopes (PDT), Samuel Costa (Rede) e Benedito Alves (Solidariedade). Tanto Vinicius Miguel quanto Fátima Cleide não impuseram seus nomes como cabeça de chapa, salientando que declinariam da disputa em nome de um candidato de consenso da Frente Ampla.

Leia a íntegra do documento

DECLARAÇÃO PÚBLICA DE UNIDADE POLÍTICO-ELEITORAL

Considerando que:

1. A Democracia e o Estado de Direito são pilares fundamentais para a governança justa e eficaz, essenciais para a proteção dos direitos e liberdades fundamentais de todos os cidadãos;

2. A luta contra o racismo, a desigualdade e a exclusão de pessoas com deficiências são essenciais para construir uma sociedade verdadeiramente inclusiva e justa;

3. A atual conjuntura global exige uma resposta unificada e estratégica para enfrentar desafios complexos que transcendem fronteiras nacionais, como a crise climática e a desigualdade social;

4. O desenvolvimento sustentável, conforme delineado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, oferece um caminho para o progresso que respeita os limites do nosso planeta e busca equidade, inclusão e sustentabilidade ambiental;

5. A fragmentação política e a polarização têm minado esforços coletivos necessários para abordar crises urgentes e promover o bem-estar coletivo; *

Resolve-se:

1. Promover a Unidade Política e Construir Aliança Estratégica:

– Fortalecer os laços de cooperação entre os diferentes partidos políticos do campo popular democrático citados, convidando as organizações da sociedade civil e setores que compartilham o compromisso com a defesa da democracia e do Estado de Direito.

– Estabelecer uma plataforma de diálogo contínuo que permita a construção de consensos e a formulação de políticas públicas equitativas.

2. Defesa da Democracia e do Estado de Direito:

– Reafirmar o compromisso com o respeito às instituições democráticas, a independência dos poderes e os direitos humanos como fundamentos inegociáveis da atuação política.
– Combater qualquer tentativa de erosão das normas democráticas e proteger a liberdade de imprensa e a liberdade de expressão.

3. Compromisso com o Desenvolvimento Sustentável:

– Integrar os princípios do desenvolvimento sustentável em todas as políticas públicas, promovendo a transição para uma economia verde, a conservação dos recursos naturais e a justiça social.

– Apoiar iniciativas locais e regionais que contribuam para os objetivos de desenvolvimento sustentável, incentivando a participação ativa das comunidades na gestão dos seus recursos e no planejamento do seu desenvolvimento.

4. Luta Contra o Racismo e a Desigualdade:

– Implementar e reforçar políticas públicas que visem erradicar o racismo e reduzir as desigualdades sociais e econômicas.

– Promover a diversidade e a inclusão em todos os níveis da sociedade, assegurando igualdade de oportunidades para todos, independentemente de raça, cor, religião ou origem.

5. Defesa da Acessibilidade e Inclusão:

– Garantir a plena acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiências em todos os aspectos da vida pública e privada.

– Apoiar políticas que facilitam a vida de pessoas com deficiências, suas famílias e assistentes, promovendo a independência, a autonomia e a participação plena na sociedade.

6. Mobilização, Participação e Engajamento:

– Incentivar a participação cívica ativa da população na vida política, especialmente de grupos historicamente subrepresentados.

– Promover a educação para a cidadania e a conscientização sobre a importância da sustentabilidade e da defesa dos direitos democráticos.

Conclusão:

Esta resolução reafirma o compromisso da Federação Brasil Esperança e do PSB com a unidade Política, a cooperação e o diálogo como fundamentos para a defesa e o fortalecimento da democracia e do Estado de Direito, alinhados aos objetivos de desenvolvimento sustentável e à promoção de uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária.

Os partidos integrantes desta aliança estratégica reafirmam sua unidade com vistas ao pleito eleitoral de 2024.

De tal modo, construirão uma única candidatura, de forma consensual, para as eleições municipais do presente ano.

Assinam:

FEDERAÇÃO DA ESPERANÇA

Partido dos Trabalhadores – PT

Partido Comunista da Brasil – PC do B

Partido Verde – PV

&

Partido Socialista Brasileira – PSB

Fatima Cleide Rodrigues da Silva – Pré – Candidata Federação Brasil da Esperança, Prefeitura de Porto Velho

Vinicius Miguel – Pré – Candidato – PSB, Prefeitura de Porto Velho

Fonte: A Notícia Mais

Mais Lidas

Mais Notícias

spot_img

Últimas Notícias