Governo de Rondônia - Institucional
domingo, julho 14, 2024
Prefeitura de Pimenta Bueno

Lindomar Garçon recebe mais de 7 mil votos e é eleito prefeito de Candeias do Jamari, RO

O candidato Lindomar Garçon (Republicanos) recebeu 74,47% dos votos válidos e foi eleito prefeito de Candeias do Jamari (RO), município que fica a cerca de 15km de Porto Velho. A eleição suplementar foi realizada neste domingo (9) e levou mais de 10 mil pessoas às urnas no município.

Lindomar e a vice Edneia de Brito, tiveram vantagem desde o início da apuração dos votos em Candeias. Por volta das 18h, 85% das urnas já estavam apuradas e o candidato foi declarado eleito.

Ao final da apuração, Lindomar somou 7.732 votos (74,47%), o segundo colocado Dr. Ribamar Araújo (PL) recebeu 2.512 votos (24,16%), e Paulo Cadilack (PMB) somou 139 votos (1,34%).

Votação

Mais de 10 mil eleitores foram às urnas para escolher o novo prefeito  da cidade de Candeias do Jamari, RO em  Eleição suplementar — Foto: Márcia Chaves/Rede Amazônica

Mais de 10 mil eleitores foram às urnas para escolher o novo prefeito da cidade de Candeias do Jamari, RO em Eleição suplementar — Foto: Márcia Chaves/Rede Amazônica

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 10.852 eleitores foram às urnas para escolher o novo prefeito.

A cidade tem mais de 18 mil eleitores aptos a votar, mas 7.528 pessoas faltaram, ou seja, uma abstenção de mais de 40%.

A apuração completa demorou menos de uma hora. O TSE diz que 130 pessoas votaram em branco e outros 252 anularam o voto.

Lindomar Garçon, deve exercer o cargo por cerca de cinco meses, já que a eleição suplementar não anula a eleição municipal.

Eleição suplementar

Os eleitores de Candeias do Jamari, RO devem escolher dois prefeitos em menos de 5 meses neste ano. Isso porque, além da eleição municipal regular, com primeiro turno marcado para outubro, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) determinou a eleição direta suplementar que aconteceu neste domingo (9).

A eleição suplementar aconteceu porque o último prefeito eleito, Valteir Queiroz, e o vice-prefeito, Toninho Cerejeiras, tiveram mandatos cassados após uma operação da Polícia Civil contra corrupção.

Por Mateus Santos, g1 RO

Mais Lidas

Mais Notícias

spot_img

Últimas Notícias