Governo de Rondônia - Institucional
sexta-feira, julho 12, 2024
Prefeitura de Pimenta Bueno

Prefeitura inicia construção de poços artesianos em comunidades e distritos já afetados pela seca do Madeira em Porto Velho

Com a previsão do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) de que a seca deve ultrapassar os recordes de 2023, quando o rio Madeira atingiu a menor cota da série histórica em Porto Velho, a prefeitura da capital rondoniense iniciou, na quinta-feira (20), a construção de poços artesianos em comunidades e distritos localizadas ao longo do rio Madeira.

Segundo a prefeitura, o projeto é executado em parceria com o Serviço Geológico Brasileiro (SGB) e visa “facilitar a distribuição de água potável” para comunidades ribeirinhas.

Os poços artesianos serão construídos em:

  • Comunidade Terra Firme,
  • Comunidade Papagaios;
  • Comunidade Santa Catarina;
  • Distrito de Calama;
  • Distrito de Demarcação.

Segundo a administração municipal, as obras devem ser concluídas até o final de julho.

Boletim hídrico

Segundo o mais recente boletim hídrico divulgado pelo Governo de Rondônia, o rio Madeira já estava 4 metros abaixo da marca registrada no mesmo período do ano passado, dado que preocupa especialistas e moradores.

“Isso tem se tornado preocupação para todos os navegantes que utilizam a rota do rio Madeira”, revelou o comandante de embarcação, Marcelo Nunes.

Por g1 RO

Mais Lidas

Mais Notícias

spot_img

Últimas Notícias