Governo de Rondônia - Institucional
domingo, julho 14, 2024
Prefeitura de Pimenta Bueno

Energisa revela que queimadas causam interrupções de energia para 12 mil clientes por ano em RO

A companhia de fornecimento de energia em Rondônia, a Energisa, divulgou que incêndios e queimadas são responsáveis por cerca de 50 interrupções de energia elétrica por ano, afetando cerca de 12 mil pessoas.

O fogo gerado pelas queimadas não afeta só o meio ambiente e a saúde, mas também pode interromper serviços essenciais como o fornecimento de energia. O calor intenso pode danificar cabos e postes, causando queda de energia e colocando a população em risco.

Nos cinco primeiros meses de 2024, o estado registrou 282 focos de queimadas, o que representa um aumento de 50% em comparação com o mesmo período de 2023. A capital, que já está há mais de um mês sem acumulado de chuva, já enfrenta uma estiagem severa antes mesmo da chegada do ‘Verão Amazônico’.

Para prevenir possíveis danos à rede de energia elétrica, a companhia reforça algumas orientações:

  • Não inicie queimadas para limpar pastagem ou plantio agrícola;
  • Evite acender fogueiras, principalmente em locais perto da rede elétrica;
  • Quando acender uma fogueira, apague as cinzas com água para que o vento não leve as brasas para matas, terrenos baldios ou lixões;
  • Não jogue pontas de cigarro ou fósforos acesos em lixeiras, às margens de rodovias ou próximo a qualquer tipo de vegetação;
  • Não queime o lixo doméstico;
  • Queimadas próximas às linhas de transmissão são crimes federais previstos no Decreto 2.661, de julho de 1998, que proíbe atear fogo numa faixa de 15 metros dos limites de segurança das linhas de transmissão de energia e de 100 metros ao redor das subestações.

👉 🔥 Em caso de incêndios, ligue:

  • Corpo de Bombeiros – número 193.
  • Se as chamas estiverem próximas à rede elétrica, deve também acionar a Energisa – número 0800 647 0120.

Por g1 RO

Mais Lidas

Mais Notícias

spot_img

Últimas Notícias