Moradores de Porto Velho viram nesta sexta-feira (16) o que não viam há muito tempo: chuva. Em meio a um período extremo de estiagem e muita fumaça encobrindo os céus, a chuva finalmente chegou.
O cenário foi previsto pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). A previsão apontava a possibilidade de pancadas de chuva em áreas isoladas e céu nublado.
Porto Velho está há quase três meses sem chuva significativa. Em todo o mês de julho, a capital de Rondônia teve apenas um dia com chuva, acumulando 3,4 mm, uma medição muito baixa.
A última chuva significativa registrada na cidade foi no dia 25 de maio, quando choveu 11,6 mm na estação da Embrapa.
Mas o que causa essa escassez? Segundo o engenheiro hidrólogo e pesquisador em geociências pelo SGB, Marcus Suassuna, dois fatores são determinantes:
- 🌡️ Oceano Atlântico Norte mais aquecido que o normal, e mais quente que o Atlântico Sul.
- 🚫 Fenômeno El Niño, que causa atrasos no início da estação chuvosa e enfraquecimento das chuvas iniciais do período.
Seca do rio Madeira em 2024 — Foto: Edson Gabriel
Previsão para o fim de semana
- Sábado
No sábado a previsão é de céu parcialmente nublado, com temperaturas variando entre 19 °C e 36 °C. Devem ocorrer chuvas fracas e isoladas nas regiões Norte, Leste e Central do estado.
- Domingo
As chances de chuva vão embora. A previsão é de céu claro a parcialmente nublado. As temperaturas variam entre 19 °C e 36 °C, com umidade relativa mínima entre 15% e 25%.
Fonte: g1-RO