quarta-feira, junho 3, 2026
Águas de Pimenta

Operação Quimera deixa dois jovens mortos em confrontos policiais em Vilhena; um deles teria ajudado matar 5 em Cabixi!

A Operação Quimera, deflagrada nesta sexta-feira, 12, para atingir o crime organizado com atuação interestadual, resultou na morte de dois jovens em confrontos policiais em Vilhena, no Cone Sul de Rondônia. As ocorrências aconteceram durante ações distintas da operação, considerada uma das maiores já realizadas no estado contra facções criminosas.

O primeiro a morrer foi Rogério Soares da Silva Junior, de 27 anos, (Relembre a matéria aqui) durante uma intervenção policial registrada nas primeiras horas da manhã. Segundo informações oficiais, houve confronto no momento da abordagem, e o jovem acabou sendo atingido. Ele não resistiu aos ferimentos.

Pouco tempo depois, um segundo confronto foi registrado na BR-364, nas proximidades do distrito de São Lourenço, na zona rural de Vilhena. Conforme apurado pela reportagem, o homem abordado reagiu atirando contra os policiais, que revidaram.

O segundo jovem foi identificado como Matheus Araújo Brecher. Ele chegou a ser socorrido com vida, recebeu atendimento inicial em uma unidade de saúde no distrito do Guaporé e, devido à gravidade do quadro, acabou transferido para um pronto-socorro em Pimenta Bueno, onde morreu.

Matheus Araújo Brecher

O Planeta Folha confirmou junto as autoridades, que Matheus não era alvo da Operação Quimera, pois o mesmo é até mesmo apontado como integrante de outra facção rival, mas o mesmo tem envolvimento em diversos crime o que fez os policiais reconhecê-lo.

A chacina que deixou cinco adolescentes mortos no município de Cabixi no ano de 2017, Matheus e outras três pessoas foram quem teria executado à época.

Megaoperação interestadual

A ofensiva foi coordenada pela Polícia Civil de Rondônia, em conjunto com a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC), Polícia Militar e Polícia Técnico-Científica, com ações simultâneas nos estados de Rondônia, Mato Grosso e Rio de Janeiro.

Ao todo, a Operação Quimera cumpriu 65 mandados judiciais, sendo 22 mandados de prisão preventiva, 15 medidas cautelares diversas da prisão e 28 mandados de busca e apreensão. Cerca de 240 profissionais das forças de segurança participaram da ação, reforçando o caráter integrado da ofensiva.

As diligências ocorreram de forma simultânea e incluíram um avanço estratégico no Rio de Janeiro, considerado fundamental para a desarticulação de núcleos essenciais da organização criminosa, que mantinha ramificações operacionais em Rondônia.

Investigação e estrutura criminosa

A operação é resultado de um trabalho investigativo conduzido pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO 2), em conjunto com a Delegacia Regional de Vilhena. As apurações identificaram a existência de um chamado “tribunal do crime”, responsável por ordenar homicídios e atos de extrema violência na região.

Além disso, os investigadores mapearam o núcleo financeiro e o setor de doutrinação da organização criminosa, estruturas consideradas fundamentais para a sustentação e expansão das atividades ilícitas.

A integração com a SESDEC foi apontada como decisiva para garantir suporte logístico, compartilhamento de informações de inteligência e reforço tático durante o cumprimento das ordens judiciais, ampliando o alcance da operação e a segurança das equipes envolvidas.

Operação segue em andamento

As forças de segurança informaram que a Operação Quimera continua em andamento, e que novas prisões e apreensões não estão descartadas. As circunstâncias dos dois confrontos registrados em Vilhena seguem sendo apuradas, e novas informações devem ser divulgadas conforme o avanço das investigações.

Texto reproduzido do Portal Planeta Folha, clique aqui para ler a matéria original!

Mais Lidas

Mais Notícias

spot_img

Últimas Notícias