Governo de Rondônia - Institucional
Governo de Rondônia - Doação de Sangue
sexta-feira, abril 26, 2024
Prefeitura de Pimenta Bueno

UNIR Anuncia 48 vagas de cursos gratuitos de Mestrado e Doutorado

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está pronta para abrir novos caminhos na área de Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. O Programa de Pós-Graduação nesta área (PGDRA), está anunciando a disponibilidade de vagas para os cursos de mestrado e doutorado, com início no segundo semestre de 2023.

Ao todo, o programa disponibiliza 23 vagas para o mestrado e 25 para o doutorado. O processo de inscrição será realizado online, via Sistema Sigaa/UNIR, a partir do dia 16 de maio até o dia 15 de junho.

O Processo de Seleção e os Requisitos de Admissão

O processo de seleção é bastante rigoroso e será dividido em quatro etapas para ambas as categorias, mestrado e doutorado.

As etapas consistem em uma prova de proficiência em língua inglesa, uma análise aprofundada do Currículo Lattes do candidato, e uma defesa oral da proposta de projeto de pesquisa. Além disso, para candidatos estrangeiros, há uma prova adicional de proficiência em língua portuguesa.

Os candidatos ao mestrado devem apresentar diploma e histórico de curso de graduação, emitidos por uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Para o doutorado, além do diploma e histórico de graduação, os candidatos devem também apresentar diploma e histórico do curso de mestrado, também reconhecidos pelo MEC.

Vagas de inclusão e Linhas de Pesquisa do PGDRA

A UNIR está comprometida com a inclusão e, portanto, reserva 20% das vagas para pessoas negras (pretas ou pardas), indígenas e pessoas com deficiência. Isso representa um total de 5 vagas reservadas tanto para o mestrado quanto para o doutorado.

O PGDRA tem um foco distinto em Desenvolvimento Sustentável e Diagnóstico Ambiental, com duas linhas de pesquisa principais. A primeira é “Ambiente, Saúde e Sustentabilidade”, que investiga a interseção entre saúde humana e ambiental, e a segunda é “Políticas Públicas & Desenvolvimento Sustentável”, que se concentra em como as políticas governamentais podem promover o desenvolvimento sustentável.

Mais Informações Sobre a Inscrição

Para informações mais detalhadas sobre o processo de inscrição e os pré-requisitos, consulte o edital aqui.

Além do mais, para saber mais sobre o programa e suas especificidades, visite o site do programa

Via: Concursos Rondônia

Mais Lidas

Mais Notícias

spot_img

Últimas Notícias