Governo de Rondônia - Doação de Sangue
Governo de Rondônia - Institucional
domingo, março 3, 2024
Prefeitura de Pimenta Bueno

Mais de 500 casos de violência contra a mulher são registrados no primeiro semestre de 2023 em Ariquemes, RO

Cerca de 550 ocorrências de violência contra a mulher foram registradas no município de Ariquemes (RO) nos primeiros seis meses de 2023, de acordo com dados da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher. Os números representam um aumento de 38% quando comparado ao mesmo período no ano de 2022.

Recentemente uma lei de proteção às mulheres foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Ariquemes. O projeto de lei obriga que bares, restaurantes, e casas noturnas a auxiliem as vítimas acionando a polícia em situações de assédio ou vulnerabilidade de sentirem ameaçadas, além de realizar capacitação aos funcionários quanto ao tema.

O objetivo da lei é reduzir o número de casos de violência contra a mulher na cidade.

Em casos de situações de violência, a vítima pode realizar as denúncias através do telefone 180, que é a Central de Atendimento à Mulher. O serviço telefônico funciona 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados.

A denúncia pode ser feita também de forma presencial diretamente na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Ariquemes.

Após a denúncia, a vítima pode solicitar a medida protetiva de segurança para que o agressor não mantenha nenhum tipo de contato. Uma vez concedida a medida protetiva, a Polícia Militar realiza uma patrulha através da ronda Maria da Penha.

Em casos de emergência, socorro pode ser acionado pelos números 190 da Polícia Militar ou 197 Polícia Civil.

Por Jemima Quéren, Rede Amazônica

Mais Lidas

Mais Notícias

spot_img

Últimas Notícias