Governo de Rondônia - Institucional
Governo de Rondônia - Doação de Sangue
Governo de Rondônia - Institucional
quarta-feira, maio 1, 2024
Prefeitura de Pimenta Bueno

Eclipse solar: aprenda a fazer visor de proteção caseiro para observar o fenômeno com segurança

Faltam pouco para o eclipse solar e observar o fenômeno que é um dos maiores eventos dos últimos 80 anos é uma experiência fascinante. No entanto, é necessário manter a segurança durante a observação para proteger os seus olhos da intensa radiação solar.

O g1 conversou com o grupo de astronomia do Instituto Federal de Rondônia (Astroifro) e preparou um guia de como confeccionar o seu visor solar em casa. Veja abaixo:

Materiais necessários:

  • Lente ou filtro de soldador n°14 ou superior: Não é recomendado utilizar vidro abaixo disso, pois não protegerá seus olhos contra os raios de sol;
  • Papelão, MDF, pasta arquivo: Um pedaço de material rígido que faça sombra para cobrir o rosto;
  • Régua: Ver as medidas de corte do material;
  • Tesoura ou estilete: Fazer o corte onde o filtro ficar;
  • Fita dupla face: Fixar o filtro no papelão.

Passos:

  1. Pegue a lente/filtro de soldador: Material já vem com medida padrão de 10cmx5cm;
  2. Corte o pedaço de material rígido: É importante cortar centímetros maior que seu rosto, para que o material cubra e proteja perfeitamente seus olhos
  3. Faça um recorte: Use a tesoura e o filtro como molde para fazer um furo de 9cmx4cm na máscara (furo precisa ser menor do que o visor, para que fique uma borda). Este é o lugar por onde você observará o eclipse solar.
  4. Cole o filtro no material com a fita: Aplique a fita ao redor do recorte que você fez e cole o visor em cima. Este é o lugar por onde você observará o eclipse solar.
  5. Observação segura: Segure a máscara de forma que o visor fique de frente para o sol e a sombra do material proteja seu rosto e olhos.

Visor de proteção para observar o fenômeno

Materiais necessário para confeccionar o visor de observação do eclipse solar — Foto: AstroIfro/ReproduçãoFaça um corteno material (furo precisa ser menor do que o visor, para que fique uma borda)

5 fotos

Usa a fita para colar o filtro no material rígido com fita dupla face — Foto: Astroifro/Reprodução

De acordo com o grupo de astronomia, o recomendado é não utilizar o filtro por mais de 20 segundos e é necessário descansar a vista em média 3 minutos em casa observação, devido a intensidade de luz do fenômeno que pode causar danos á visão.

Outras opções de proteção

Durante todas as fase do eclipse solar, não é seguro olhar diretamente sem a devida proteção. Mesmo com a o sol parcialmente coberto pela lua, a luz solar ainda brilhará de forma intensa, o que pode prejudicar a visão. Outros equipamentos que você pode utilizar para observar o eclipse, são:

  • Óculos específicos para a visualização do eclipse: Item pode ser encontrado em sites e aplicativos de venda online. É importante verificar se são mesmo específicos para a observação do sol.
  • Telescópios e binóculos: se você estiver usando telescópios ou binóculos para observar o eclipse solar, certifique-se de que eles também estejam equipados com filtros solares apropriados.

O uso de óculos solares comuns não são recomendados. Além disso, apontar a câmera diretamente para o sol, sem proteção, pode resultar em danos ao sensor do dispositivo.

Eclipse solar em Rondônia

Eclipse solar anular ocorre no dia 14 de outubro e poderá ser visto de forma parcial no noroeste paulista — Foto: Jefferson Mazzoni/Arquivo pessoal

Eclipse solar anular ocorre no dia 14 de outubro e poderá ser visto de forma parcial no noroeste paulista — Foto: Jefferson Mazzoni/Arquivo pessoal

O eclipse solar acontece quando a Lua se alinha perfeitamente entre a Terra e o Sol. Os moradores de Rondônia serão privilegiados com a vista a partir das 13:43h (horário local).

Na capital Porto Velho, no auge do eclipse, cerca de 78% do sol será coberto, criando a imagem de uma lua minguante brilhante no céu.

A duração total do eclipse solar será pouco mais de três horas, com o ápice previsto para cerca das 15:21h (horário local), quando a Lua estará mais próxima do centro do disco solar.

Fonte: g1 RO, por Emily Costa

Mais Lidas

Mais Notícias

spot_img

Últimas Notícias