Governo de Rondônia - Institucional
Governo de Rondônia - Doação de Sangue
Governo de Rondônia - Institucional
domingo, maio 26, 2024
Prefeitura de Pimenta Bueno

Temporal deixa moradores feridos, casas destruídas e milhares de pessoas sem energia em RO

Um temporal deixou rastros de destruição no município de Candeias do Jamari (RO) na noite do domingo (15). Os ventos e a chuva foram tão intensos que derrubaram árvores, destruíram casas, e deixaram moradores feridos. Além disso, o fornecimento de energia foi interrompido por mais de quatro horas. 

De acordo com relatos, o temporal começou no fim da tarde e atingiu diversos bairros da cidade. Em poucos minutos, o volume de água e as rajadas de ventos com raios eram tão intensas que deixaram os moradores desesperados com a tempestade.

Vídeos registrados pelos moradores mostram árvores derrubadas, descargas elétricas e casas destelhadas.

“O cenário era de destruição, as bombas de gasolina foram para o chão, várias árvores caídas sob muros e casas de pessoas. Muito triste ver a multidão de gente correndo com medo da tempestade”, explica a moradora do município, Marlene Matos.

Bombas de gasolina foram derrubadas durante temporal em Candeias do Jamari, RO — Foto: Reprodução

Bombas de gasolina foram derrubadas durante temporal em Candeias do Jamari, RO — Foto: Reprodução

Moradores feridos pela forte ventania

Ainda segundo relatos, diversos moradores foram atingidas por objetos que estavam sendo levados pela forte ventania. A prefeitura do município confirmou que mais de 20 pessoas deram entrada no Hospital de Urgência e Emergência durante e após a tempestade.

A cidade ficou mais de quatro horas sem energia, devido à queda de postes da rede elétrica, que foram arrancados pelas intensas chuvas.

A rede elétrica foi restabelecida por volta das 23h50 para a maioria dos moradores, segundo a Energisa. No entanto, cerca de 50 casas ainda permanecem sem energia. A Energisa informou que está em processo de substituição dos postes e prevê o retorno da energia nas próximas horas.

Residência destruída pela chuva em Candeias do Jamari, RO — Foto: Reprodução

Residência destruída pela chuva em Candeias do Jamari, RO — Foto: Reprodução

Prejuízos para os moradores

Os ventos fortes também derrubaram árvores, causaram danos a bombas de gasolina e deixaram muitos estabelecimentos comerciais sem portas e janelas. Além disso, diversas casas e escolas tiveram seus telhados completamente arrancados, muros e partes das paredes também foram destruídos.

Após a tempestade, uma chuva fraca voltou a cair no município. Com telhados danificados, os pertences dos moradores foram danificados, como eletrônicos: televisões, geladeiras e aparelhos domésticos.

Como está a Candeias do Jamari pós temporal?

Após o temporal, a cidade está sem sinalização de trânsito. Diversos semáforos e placas foram arrancados pelo vento. A rede de internet também foi afetada, deixando os moradores desconectados.

De acordo com informações da prefeitura de Cadeias do Jamari, as aulas nas escolas municipais estão suspensas por dois 2 dias, para que seja possível reparar os danos causados pela chuva na infraestruturas das escolas, assim como nos ônibus escolares.

Semáforos destruídos por temporal em Candeias do Jamari, RO — Foto: Reprodução

Semáforos destruídos por temporal em Candeias do Jamari, RO — Foto: Reprodução

Fonte: g1 RO, por Emily Costa

Mais Lidas

Mais Notícias

spot_img

Últimas Notícias