Governo de Rondônia - Doação de Sangue
Governo de Rondônia - Institucional
sábado, março 2, 2024
Prefeitura de Pimenta Bueno

Cobra gigante, pirarucu de 2 metros e curiosidades sobre ‘peixe-vampiro’: registros do mundo animal em 2023

As serpentes foram as principais personagens dos destaques do mundo animal de 2023 em Rondônia: tentando atacar outros animais, passeando pela cidade ou “invadindo” residências, elas sempre chamam atenção. Quem pode atestar isso é uma moradora de Cacoal (RO), que acordou com uma jiboia embaixo do travesseiro.

Também teve muita pescaria pelo rio Madeira, incluindo pirarucu com mais de dois metros sendo “pescado” com a mão e “se vingando” com uma cabeçada. E não é história de pescador! Vídeos e fotos foram publicadas no g1.

E o que não faltam são curiosidades sobre os animais com quem o ser humano divide a Amazônia: mitos e verdades sobre o “peixe-vampiro” que penetra orifícios do corpo humano e as características de uma ave rara ameaçada de extinção.

Confira as história, por ordem de mais lidas:

Jiboia tenta dar bote em dálmata e ‘dá de cara’ com porta de vidro

Em quem você apostaria numa briga entre uma jiboia filhote muito irritada e uma dálmata curiosa de aproximadamente 20 quilos?

Lila, a cadela que já matou uma jararaca, contra uma jiboia que apesar de pequena, pode causar uma infecção secundária caso ataque alguém ou algo (mais especificamente uma dálmata de 20 quilos).

Aliás, sabia que a jibóia tem uma “membrana” na boca que se “irrita” com o calor? Confira a explicação do biólogo:

Mitos e verdades sobre o ‘peixe-vampiro’ que penetra orifícios do corpo humano

O candiru é temido por penetrar orifícios do corpo humano. Mas sabia que não são todos que possuem esse comportamento?

O g1 conversou com um biólogo que explica essa e outras curiosidades sobre o pequeno animal. Por exemplo: popularmente, existe uma teoria de que o candiru é atraído pelo odor da urina humana. No entanto, segundo o pesquisador e especialista em diversidade e biogeografia de peixes de água doce, Fernando Dagosta, não existe comprovação científica de que isso realmente aconteça.

Pescador leva cabeçada de pirarucu de mais de 2 metros durante pescaria ‘com a mão’

Vara de pescar quebrada, cabeçada de peixe na boca e muito cansaço: esse foi o preço que o pescador Fábio Baca pagou para conseguir fisgar, colocar dentro do caiaque e fotografar um pirarucu com mais de dois metros e 100 quilos no rio Madeira.

Aliás, sabia que o pirarucu pode morrer afogado? Caso o animal não suba à superfície para respirar oxigênio a cada 15 ou 30 minutos, pode literalmente se afogar e morrer. Entenda:

Homem pega sucuri de 5 metros durante passeio em família

Ademir Ferreira da Silva estava passeando quando percebeu que estava do lado de um sucuri gigante. Ele teve coragem suficiente pra pegar a cobra e gravar um vídeo.

Um biólogo que analisou as imagens, contou ao g1 que o comportamento do animal demonstrou que ele estava machucado.

Cobra cascavel passeando pela cidade

Os bombeiros de Vilhena (RO) tiveram trabalho: resgatar uma cascavel que estava passeando pelas ruas da cidade, bem pertinho de residências. O veneno da cascavel é extremamente perigoso, segundo os biólogos e pode causar uma variedade de efeitos adversos no corpo humano. Saiba quais:

Jiboia de 2 metros é encontrada na gaveta de cozinha

Imagina abrir a gaveta para pegar uma colher e “dar de cara” com uma jiboia gigante. Isso aconteceu com uma moradora de Cacoal (RO). Para conseguir fazer a retirada do animal em segurança, militares do Corpo de Bombeiros acabaram quebrando parte do armário.

Mulher acorda de madrugada e encontra cobra debaixo do travesseiro

Se ela estava em busca de um lugar quentinho, conseguiu: uma jiboia foi encontrada embaixo do travesseiro de uma moradora de Cacoal (RO). No vídeo compartilhado em redes sociais, é possível ver a cobra quieta e com a cabeça encostada no travesseiro na cama enquanto é gravada pela câmera do celular.

Onça-parda é flagrada passeando com filhotes

O registro raro foi feito por uma câmera instalada na propriedade rural, localizada no sentido assentamento Joana d’Arc. No vídeo é possível ver a mamãe onça e seus dois filhotinhos andando tranquilamente pelo terreno.

Com base no registro, o g1 revelou uma curiosidade sobre as onças-pardas: depois da gestação, a onça-parda não deixa o macho ficar perto.

Onça-parda é flagrada passeando com filhotes em sítio de Porto Velho; VÍDEO

Ave rara e exclusiva da Amazônia ameaçada de extinção

Com apenas 17 centímetros e 31 gramas, o choca-de-garganta-preta carrega uma importante mensagem: a preservação da Amazônia é essencial para a manutenção da biodiversidade do mundo.

A ave corre alto risco de extinção, mesmo que estudiosos nunca tenham conseguido descobrir muito sobre a espécie. Até hoje, por exemplo, não se sabe como são seus ninhos porque nenhum deles foi encontrado.

O bico do pássaro é adaptado para furar bambus e se alimentar de formigas que vivem dentro dos bambuzais.

Fonte: g1 RO

Mais Lidas

Mais Notícias

spot_img

Últimas Notícias