Governo de Rondônia - Doação de Sangue
Governo de Rondônia - Institucional
quinta-feira, fevereiro 29, 2024
Prefeitura de Pimenta Bueno

VÍDEO: ‘Arrancou um pedaço da mão’, relata pescador mordido por candiru no rio Madeira

Seria mais uma pescaria comum, até que João Cordeiro pegou um candiru-açu e uma coisa diferente aconteceu: ele foi mordido. O peixe “arrancou” um pedaço da mão do pescador e o que restou foi muita dor.

“Eu tava pescando aqui no rio Madeira, pegando iscas, quando peguei esse candiru e sempre peguei esse peixe com a mão. Foi quando ele deu essa mordida que arrancou um pedaço da mão”, relembra.

A pescaria aconteceu durante o fim de semana, em Porto Velho. Ao relembrar o episódio, João Cordeiro conta que estranhou o comportamento agressivo do peixe, já que sempre lida com eles e nunca sofreu acidentes semelhantes.

Pescador é mordido por candiru, o peixe carniceiro — Foto: Arquivo Pessoal/João Cordeiro

Pescador é mordido por candiru, o peixe carniceiro — Foto: Arquivo Pessoal/João Cordeiro

g1 conversou com o pesquisador e especialista em diversidade e biogeografia de peixes de água doce, Fernando Dagosta. Ele explica que mordidas de candirus são raras, mas podem acontecer, eventualmente, com quem tem contato com o animal.

É importante entender que existem várias espécies de candirus: alguns deles são “carniceiros” (se alimentam da carne de outros peixes) e os outros são apenas hematófagos (se contentam apenas com o sangue).

“Não é comum pessoas serem mordidas por eles porque poucas pessoas têm a sorte (ou azar) de pescar um. Só quem pescar e tiver contato com ele vai estar mais suscetível”, explica.

O candiru que mordeu João Cordeiro é conhecido como candiru-açu, uma espécie carniceira. Para se alimentar de carne, o peixe tem dentes pequenos e bem afiados. (confira na foto abaixo)

“Veja como esses animais têm narinas gigantes e olhos pequenos. Ou seja, usam muito mais o olfato do que a visão para caçar alimento”, explica o pesquisador.

As marcas “arredondadas” são comuns em ataques de candirus dessa espécie: o formato da boca do peixe.

O candiru-açu, assim como outros animais carniceiros, também é o responsável por se alimentar de possíveis corpos que por algum motivo caem no rio Madeira.

Clique aqui para assistir ao Vídeo!

Por Jaíne Quele Cruz, g1 RO

Mais Lidas

Mais Notícias

spot_img

Últimas Notícias