Governo de Rondônia - Institucional
Governo de Rondônia - Doação de Sangue
sábado, abril 27, 2024
Prefeitura de Pimenta Bueno

Inmet emite novo alerta de perigo para chuvas intensas em Rondônia

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para grande parte de Rondônia nesta sexta-feira (15). O comunicado permanece ativo até às 10h deste sábado (16).

O alerta emitido foi da cor laranja. Esse é o segundo da classificação de risco de chuvas intensas do Inmet. Para Rondônia, a previsão é que o estado registre chuva entre 30 e 60 milímetros por horas ou entre 50 e 100 milímetros por dia.

Além disso, há risco de rajadas de ventos intensos que podem chegar a 100 quilômetros por horas. Há possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Ainda segundo o instituto, o alerta é direcionado para pelo menos 31 cidades rondonienses que devem ser atingidas com o temporal. O maior município do estado, Porto Velho, também está na lista.

Cuidados

Como forma de prevenção, o Inmet listou algumas instruções a serem seguidas pelos moradores. Veja a seguir:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Além de Rondônia, o alerta de perigo também foi direcionado para outros estados do país, como Acre, Amazonas, Mato Grosso, Pará e Amap

Fonte: Rondoniagora

Mais Lidas

Mais Notícias

spot_img

Últimas Notícias